Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/322
Tipo: | Outro |
Título: | Aprendizagem baseada em empreendedorismo |
Título(s) alternativo(s): | Entrepreneurship based learning |
Autor(es): | Almeida, Fernanda Cardoso Queiroz Neto, José Pinheiro de |
Primeiro Orientador: | Queiroz Neto, José Pinheiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Queiroz Neto, José Pinheiro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aquino, Soraya Farias |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lasmar, Dimas José |
Resumo: | Trata-se de uma proposta de ensino e facilitadora da aprendizagem, elaborada e organizada a partir de princípios de empreendedorismo aplicado especificamente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio-EPTNM. Seu objetivo é servir como ferramenta para o aperfeiçoamento das maneiras de ensinar de professores e das formas de aprender dos alunos dessa modalidade educacional, oferecendo um conceito de ensino que, se aplicado dentro das condições adequadas, fornece subsídios para a elevação dos índices de sucesso acadêmico de alunos de EPTNM. Neste material está disponível a síntese da experiência de aplicação do protótipo desenvolvido no local da pesquisa para que os professores que a ele tiverem acesso possam obter subsídios quanto a utilização com suas turmas, dentro do contexto de ensino da EPTNM, seja em sala de aula ou em outros ambientes educacionais conexos. O modelo EBL é constituído de seis categorias complementares entre si: missão, estratégia, processo, mentoria, protótipo e resultado; cada uma delas está descrita no percurso da proposta. |
Abstract: | It is a teaching proposal and facilitator of learning, elaborated and organized from the principles of entrepreneurship applied specifically to Technical Vocational Education of Secondary Level-EPTNM. Its objective is to serve as a tool for the improvement of teachers 'ways of teaching and students' learning in this educational modality, offering a teaching concept that, if applied under the right conditions, provides subsidies for the increase of academic success rates. of EPTNM students. This material summarizes the experience of applying the prototype developed at the research site so that teachers who have access to it can obtain subsidies for use with their classes, within the context of teaching the EPTNM, either in the classroom or in other related educational environments. The EBL model consists of six complementary categories: mission, strategy, process, mentoring, prototype and outcome; each is described in the proposal path. |
Palavras-chave: | Empreendedorismo Educação Empreendedora Educação Profissional Técnica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | ALMEIDA, Fernanda Cardoso; QUEIROZ NETO, José Pinheiro de. Aprendizagem baseada em empreendedorismo. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/322 |
Data do documento: | 28-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem baseada em empreendedorismo.pdf | Produto educacional | 7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.