Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/322
metadata.dc.type: Produtos
Title: Aprendizagem baseada em empreendedorismo
Other Titles: Entrepreneurship based learning
metadata.dc.creator: Almeida, Fernanda Cardoso
Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee3: Lasmar, Dimas José
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma proposta de ensino e facilitadora da aprendizagem, elaborada e organizada a partir de princípios de empreendedorismo aplicado especificamente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio-EPTNM. Seu objetivo é servir como ferramenta para o aperfeiçoamento das maneiras de ensinar de professores e das formas de aprender dos alunos dessa modalidade educacional, oferecendo um conceito de ensino que, se aplicado dentro das condições adequadas, fornece subsídios para a elevação dos índices de sucesso acadêmico de alunos de EPTNM. Neste material está disponível a síntese da experiência de aplicação do protótipo desenvolvido no local da pesquisa para que os professores que a ele tiverem acesso possam obter subsídios quanto a utilização com suas turmas, dentro do contexto de ensino da EPTNM, seja em sala de aula ou em outros ambientes educacionais conexos. O modelo EBL é constituído de seis categorias complementares entre si: missão, estratégia, processo, mentoria, protótipo e resultado; cada uma delas está descrita no percurso da proposta.
Abstract: It is a teaching proposal and facilitator of learning, elaborated and organized from the principles of entrepreneurship applied specifically to Technical Vocational Education of Secondary Level-EPTNM. Its objective is to serve as a tool for the improvement of teachers 'ways of teaching and students' learning in this educational modality, offering a teaching concept that, if applied under the right conditions, provides subsidies for the increase of academic success rates. of EPTNM students. This material summarizes the experience of applying the prototype developed at the research site so that teachers who have access to it can obtain subsidies for use with their classes, within the context of teaching the EPTNM, either in the classroom or in other related educational environments. The EBL model consists of six complementary categories: mission, strategy, process, mentoring, prototype and outcome; each is described in the proposal path.
Keywords: Empreendedorismo
Educação Empreendedora
Educação Profissional Técnica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: ALMEIDA, Fernanda Cardoso. Aprendizagem baseada em empreendedorismo. 2019. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/322
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:PROFEPT - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aprendizagem baseada em empreendedorismo.pdfProduto educacional7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.