Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, João Elias Vidueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8018691254585785pt_BR
dc.creatorMartins, Ronaldo Meireles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209462769963285pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T00:59:04Z-
dc.date.available2019-10-12-
dc.date.available2019-10-12T00:59:04Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Ronaldo Meireles. A educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí: história de vida dos egressos. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/312-
dc.description.abstractThe concern that gave rise to this research was to know whether the professional and technological education offered by the IFPA-Campus Tucuruí was significant in the lives of students with visual impairment. For that purpose, the Life History Methodology was used, through interviews with the first three students with visual impairment that were graduated in the Campus. The general objective of this research was to evaluate the Professional Education offered by the IFPA Campus Tucuruí from the perspective of the visually impaired students. The instrument used to analyze the results of the research was the technique of Content Analysis. The results showed that the IFPA Campus Tucuruí, despite the mishaps over time, succeeded in the strategies developed for the education of these students, largely as a result of the intervention and support of NAPNE, a fact that inspired the making of the Educational Product, which was materialized in a web page with a report of the experiences of NAPNE Campus Tucuruí to serve as support to other institutions.pt_BR
dc.description.resumoA inquietação que deu origem a essa pesquisa foi saber se a educação profissional e tecnológica, ofertada pelo Instituto Federal do Pará-Campus Tucuruí, foi significativa na vida dos alunos com deficiência visual. Para tanto, utilizou-se a Metodologia de História de Vida, por meio de entrevistas com os primeiros três alunos com deficiência visual que se formaram no Campus. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a Educação profissional ofertada pelo IFPA-Campus Tucuruí a partir da perspectiva dos egressos com deficiência visual. O instrumento usado para análise dos resultados da pesquisa foi a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que o IFPA-Campus Tucuruí, apesar dos percalços ao longo do tempo, logrou êxito nas estratégias desenvolvidas para educação desses alunos, em grande parte fruto da intervenção e apoio do NAPNE (Núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas), fato esse que inspirou a feitura do Produto Educacional, que se concretizou em um Site com relato das experiências do NAPNE-Campus Tucuruí para servir de apoio a outras instituições.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-10-12T00:59:04Z No. of bitstreams: 1 A Educação Profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí-história de vida dos egressos.pdf: 1612161 bytes, checksum: abf72240dab9c5de865dce1f6759c79e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-12T00:59:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A Educação Profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí-história de vida dos egressos.pdf: 1612161 bytes, checksum: abf72240dab9c5de865dce1f6759c79e (MD5) Previous issue date: 2019-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNAPNEpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleA educação profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí – História de vida dos egressospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Educação Profissional e Tecnológica de alunos com deficiência visual no IFPA Campus Tucuruí-história de vida dos egressos.pdfDissertação1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.