Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee2Eleutério, Célia Maria Serrão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7844024998662410pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134533993186051pt_BR
dc.creatorAndrade, Josefa Aparecida Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7500076615500659pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T00:29:03Z-
dc.date.available2019-10-12-
dc.date.available2019-10-12T00:29:03Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Josefa Aparecida Pereira de. Conselho de Classe: possibilidades de atuação na formação de docentes da EPTNM do IFRO-Campus Ji-Paraná. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/310-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate in which aspects the Class Council can act in the training of teachers of the Technical Professional Education of Medium Level. To achieve this goal, the relationship between the Class Council and teacher training was established, and later, based on the collaborative work developed between the researcher and the research participants, to carry out the planning, implementation and evaluation of the formative actions. It is a research of qualitative approach that used as a methodological strategy the collaborative research, organized in four phases: diagnosis, planning, implementation and evaluation. These phases were performed in two moments: in the first, called light beam, the diagnostic phase occurred; in the second, called coproduction and training, the planning, implementation and evaluation phases. The participants of the research were organized in two groups: from the first group participed forty (40) students from the integrated technical courses (Forestry Technician, Chemistry Technician and Computer Technician), three professionals from the Technical-Pedagogical Team and forty and three (43) teachers, teachers of integrated technical courses; of the second group participated six (6) professors, professors at IFRO, who gave origin to the Collaborative Group. As techniques and instruments of data production, we made use, respectively, of talk wheel, formative moment, study moment, collaborative observation and documentary analysis; questionnaires, audio recording and field diary. For the accomplishment of the analysis of the data, it was adopted the ATD (Discursive Textual Analysis). The results show that the Class Council based on the processes of evaluation, self-assessment and reflection can influence the training of teachers of the EPTNM, in the following aspects: promote the integration of knowledge, the didactic-pedagogical updating of teachers and the diagnosis of their training needs. These results allowed the construction of the educational product, a proposal for the Formative Class Council with the objective of collaborating with the (re)configuration of the Class Council in the field of Professional Technical Education at the Middle Level, based on participation, reflection and evaluation/self-evalution of students, teachers and professionals of the Technical-Pedagogical Team.pt_BR
dc.description.resumoPesquisa que teve por objetivo investigar em quais aspectos o Conselho de Classe pode atuar na formação de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Para alcançar esse objetivo estabeleceu-se a relação entre Conselho de Classe e formação docente, para, posteriormente, a partir do trabalho colaborativo desenvolvido entre pesquisadora e participantes da pesquisa, realizar o planejamento, a implementação e a avaliação de ações formativas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou como estratégia metodológica a pesquisa colaborativa, organizada em quatro fases: diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação. Estas fases foram realizadas em dois momentos: no primeiro, denominado de feixe de luz, ocorreu a fase diagnóstica; no segundo, denominado de coprodução e formação, ocorreram as fases de planejamento, implementação e avaliação. Os participantes da pesquisa foram organizados em dois grupos: do primeiro grupo participaram quarenta (40) alunos dos cursos técnicos integrados (Técnico em Florestas, Técnico em Química e o Técnico em Informática), três (3) profissionais da Equipe Técnico-Pedagógica e quarenta e três (43) professores, docentes dos cursos técnicos integrados; do segundo grupo participaram seis (6) professores, docentes no IFRO, que deram origem ao Grupo Colaborativo. Como técnicas e instrumentos de produção dos dados, fizemos uso, respectivamente, de roda de conversa, momento formativo, momento de estudo, observação colaborativa e análise documental; questionários, gravação de áudio e diário de campo. Para a realização da análise dos dados, adotou-se a ATD (Análise Textual Discursiva). Os resultados mostram que o Conselho de Classe fundamentado nos processos de avaliação, autoavaliação e reflexão pode atuar na formação de docentes da EPTNM, nos seguintes aspectos: promover a integração de saberes, a atualização didático-pedagógica de professores e o diagnóstico de suas necessidades formativas. Tais resultados permitiram a construção do produto educacional, uma proposta para o Conselho de Classe Formativo com o objetivo de colaborar com a (re)configuração do Conselho de Classe no campo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo como base a participação, reflexão e avaliação/autoavaliação de alunos, professores e profissionais da Equipe Técnico-Pedagógica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2019-10-12T00:29:03Z No. of bitstreams: 1 Conselho de Classe-possibilidades de atuação na formação de docentes da EPTNM do IFRO Campus Ji-Paraná.pdf: 1788747 bytes, checksum: 0ce48da11ad8a765a71b9d4a60d7c51e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-12T00:29:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Conselho de Classe-possibilidades de atuação na formação de docentes da EPTNM do IFRO Campus Ji-Paraná.pdf: 1788747 bytes, checksum: 0ce48da11ad8a765a71b9d4a60d7c51e (MD5) Previous issue date: 2019-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectConselho de Classept_BR
dc.subjectEducação Profissional e Técnica de Nível Médiopt_BR
dc.subjectGrupo Colaborativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleConselho de Classe: possibilidades de atuação na formação de docentes da EPTNM do IFRO-Campus Ji-Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conselho de Classe-possibilidades de atuação na formação de docentes da EPTNM do IFRO Campus Ji-Paraná.pdfDissertação1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.