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Tipo: Outro
Título: DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores
Autor(es): Souza, Amarinildo Osório de
Mendonça, Andréa Pereira
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Pacheco, Almir de Souza
Resumo: Neste trabalho, reportamos a adoção de Desing Thinking (DT) em Educação, contextualizado ao contexto real da sala de aula, com uma proposta de ensino-aprendizagem que integra DT ao desenvolvimento de projetos publicitários, considerando como público-alvo estudantes de graduação em Publicidade e Propaganda. A proposta e os materiais que a integram foram organizados no formato de um Guia Didático para professores de graduação em Publicidade e Propaganda. O objetivo deste material é reunir e tornar acessível os materiais e recursos para a aplicação da proposta em sala de aula, além de fornecer um conjunto de orientações, na perspectiva do professor e do aluno, possibilitando a replicação e geração de outras experiências relacionadas em seus respectivos contextos de ensino. O Guia compreende o detalhamento da proposta de ensino-aprendizagem, com ementa e planejamento de ensino, bem como os demais recursos didáticos: roteiros de aprendizagem (para guiar o estudo presencial e autônomo), projetos publicitários (orientações e exemplos de como podem ser organizados) e rubricas (utilizadas como instrumentos de avaliação). O material foi organizado em três unidades principais: a primeira, com uma fundamentação teórica sobre DT, incluindo a discussão de alguns conceitos iniciais, apresentação das fases, valores e ferramentas características a esta abordagem; a segunda compreende o detalhamento e recursos da proposta de ensino-aprendizagem, com um conjunto de orientações para os professores e alunos de como conduzir a aplicação; a terceira e última unidade constitui-se do detalhamento de quatro (04) projetos publicitários desenvolvidos por meio do Design Thinking, a partir de uma experiência prática que realizamos durante um trabalho de dissertação de Mestrado. Acreditamos que o Guia pode auxiliar professores da área a replicarem a experiência por meio dos materiais e recursos disponibilizados e, além disso, o próprio percurso de construção, a fundamentação teórica e as experiências descritas podem servir como orientação para compor outras propostas visando o ensino de Publicidade e Propaganda e áreas afins.
Abstract: In this work, we report the adoption of Desing Thinking (DT) in Education, contextualized in the real context of the classroom, with a teaching-learning proposal that integrates DT into the development of advertising projects, considering as public target undergraduate students in Marketing and Advertising. The proposal and the materials that integrate it were organized in the format of a Didactic Guide for undergraduate professors in Marketing and Advertising. The objective of this material is to gather and make available the materials and resources for the application of the proposal in the classroom, as well as to provide a set of orientations, from the perspective of the teacher and the student, enabling the replication and generation of other related experiences in their respective teaching contexts. The Guide includes the detailing of the teaching-learning proposal, with teaching and teaching planning, as well as other didactic resources: learning guides (to guide the face-to-face and autonomous study), advertising projects (guidelines and examples of how they can be organized ) and rubrics (used as evaluation tools). The material was organized in three main units: the first one, with a theoretical foundation on DT, including the discussion of some initial concepts, presentation of phases, values and tools characteristic of this approach; the second comprises the detailing and resources of the teaching-learning proposal, with a set of guidelines for teachers and students on how to conduct the application; the third and final unit is the detailing of four (04) advertising projects developed through Design Thinking, based on a practical experience that we carried out during a Master dissertation work. We believe that the Guide can help teachers in the area to replicate the experience through the materials and resources available and, in addition, the construction course, the theoretical foundation and the experiences described can serve as a guide to compose other proposals aimed at teaching Marketing and Advertising and related areas.
Palavras-chave: Ensino tecnológico
Recursos tecnológicos
Projetos publicitários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: SOUZA, Amarinildo Osório de; MENDONÇA, Andréa Pereira. DT na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking: guia didático para professores. 2018. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/299
Data do documento: 4-Dez-2018
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