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Tipo: Dissertação
Título: Design thinking na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para estudantes de graduação
Autor(es): Souza, Amarinildo Osório de
Primeiro Orientador: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Pacheco, Almir de Souza
Resumo: Este trabalho constitui-se de uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking (DT), destinada a estudantes de graduação em Publicidade e Propaganda. O DT é utilizado no mundo dos negócios para inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços em diferentes aplicações, sendo um tema emergente em outras áreas de conhecimento, como por exemplo, na educação, onde também vem sendo empregado para diferentes finalidades. É uma abordagem que segue um processo organizado em fases, pautada em uma cultura de valores e ferramentas que possibilitam entender um problema sob diferentes perspectivas e gerar projetos em que o foco principal seja as pessoas. Nesta pesquisa, o objetivo geral foi avaliar a aplicação de Design Thinking no desenvolvimento de projetos publicitários, especificamente no que se relaciona a melhorias no levantamento de informações, geração de ideias e construção de soluções, considerando estudantes de um Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária (CSTPP). Constitui-se de uma pesquisa qualitativa, que adotou como estratégia de investigação a pesquisa-ação para organizar os procedimentos metodológicos por meio de três (03) etapas (planejamento, implementação e avaliação), tendo como instrumentos de coleta de dados: questionários, diário de campo e os projetos publicitários construídos com os participantes. A proposta de ensino-aprendizagem foi aplicada no formato de um curso de extensão, em fevereiro de 2018, combinando atividades de estudo presencial e autônomo sobre os fundamentos, fases, valores e ferramentas do DT. Os alunos-participantes, selecionados via edital, foram 15 (quinze) estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária (CSTPP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro. Organizados em equipes, os alunos-participantes, sob orientação do pesquisador-participante, desenvolveram quatro (04) projetos publicitários por meio das três fases do DT: imersão, ideação e prototipação. Estes projetos foram avaliados por meio de um conjunto de critérios organizados em rubricas, assim estabelecendo o nível de desempenho dos alunos-participantes, dificuldades e melhorias observadas ao longo de cada fase. Os resultados apontaram que DT melhorou as habilidades para o levantamento de informação, geração de ideias e validação dos projetos, por meio da prototipagem e coleta de feedbacks. Porém, apontou a fase de imersão como aquela na qual os alunos-participantes tiveram maior dificuldade de execução, além de limitações verificadas no gerenciamento do trabalho colaborativo em equipe e estudo autônomo. O pensamento sintético é um ponto a ser verificado em estudos futuros, no sentido de compreender melhor essas limitações e promover apontamentos que possam melhorar essa habilidade para estudantes e profissionais de Publicidade e Propaganda. Como resultado dessa pesquisa, foi organizado um produto educacional, um Guia Didático sob título “DT na Publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com Design Thinking”, que compreende o detalhamento da proposta de ensino-aprendizagem, os recursos didáticos e um conjunto de orientações que auxiliam professores e alunos da área de Publicidade e Propaganda na replicação da referida proposta em seus contextos de ensino.
Abstract: This work consists of a teaching-learning proposal for the development of advertising projects with Design Thinking (DT), aimed at undergraduate students in Marketing and Advertising. DT is used in the business world for innovation, research and development of products and services in different applications, being an emerging theme in other areas of knowledge, such as education, where it has also been used for different purposes. It is an approach that follows a process organized in phases, based on a culture of values and tools that make it possible to understand a problem from different perspectives and to generate projects in which the main focus is people. In this research, the general objective was to evaluate the application of Design Thinking in the development of advertising projects, specifically as it relates to improvements in information gathering, idea generation and solution building, considering students of a Superior Course in Technology in Advertising Production (CSTPP). It is a qualitative research that adopted as a research strategy the action research to organize the methodological procedures by means of three (03) steps (planning, implementation and evaluation), having as instruments of data collection: questionnaires, field diary and the publicity projects constructed with the participants. The teaching-learning proposal was applied in the form of an extension course, in February 2018, combining activities of face-to-face and autonomous study on the fundamentals, phases, values and tools of the DT. The participant students, selected through a public notice, were 15 (fifteen) students of the Superior Course of Technology in Advertising Production (CSTPP) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Manaus Campus Center. Organized in teams, the participant students, under the guidance of the researcher-participant, developed four (04) advertising projects through the three phases of the DT: immersion, ideation and prototyping. These projects were evaluated through a set of criteria organized in rubrics, thus establishing the level of participant students performance, difficulties and improvements observed during each phase. The results showed that DT improved the skills for information gathering, generation of ideas and validation of projects, through prototyping and feedback´s colect. However, it pointed to the immersion phase as the one in which the participant students had greater difficulty of execution, besides limitations verified in the management of the collaborative work in team and autonomous study. Synthetic thinking is a point to be verified in future studies, in order to better understand these limitations and to promote notes that can improve this ability for students and professionals of Marketing and Advertising. As a result of this research, an educational product was organized, a Teaching Guide under the title "DT in Advertising: a teaching-learning proposal for the development of advertising projects with Design Thinking", which includes the detailing of the teaching-learning proposal, didactic resources and a set of guidelines that helps teachers and students in the area of Marketing and Advertising for the replication of said proposal in their teaching contexts.
Palavras-chave: Design Thinking.
Ensino-aprendizagem
Projetos publicitários
Publicidade e propaganda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/298
Data do documento: 4-Dez-2018
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