Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/295
metadata.dc.type: Produtos
Title: Ensino de botânica e meio ambiente: um guia didático para aulas em espaços não formais amazônicos
metadata.dc.creator: Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Liberato, Maria Astrid Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee5: Ensino de botânica: um guia didático como contribuição à formação da concepção ambiental para licenciados de ciências biológicas
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, vivenciamos momento de grande mudança nos contextos educacionais no campo da ciência e da tecnologia, o que intensifica no mundo a preocupação no ensino nas diversas áreas do conhecimento com vista à formação da cidadania. O Ensino de botânica na escola tem causado discussão quanto aos conceitos e conteúdos específicos e a formação do cidadão crítico preocupado com as questões ambientais. Porém ainda existe uma lacuna muito grande para o alcance da conexão entre as duas temáticas, as quais constituem fatores essenciais para processos de formação da cidadania. Nesse aspecto, reconhece-se que educar para a Ciência não é função apenas da escola, mas o seu papel na formação do educando ocupa um espaço de grande relevância no ensino-aprendizagem. Os espaços não formais (ENFs) surgem como ambientes utilizados para a disseminação das especificidades locais necessários à formação científica e ambiental. Assim, buscou-se construir esse Guia Didático organizado em ambientes florestais da Região Amazônica em torno de questões sobre: A importância dos vegetais para o meio ambiente amazônico para a aquisição de uma concepção ambiental consistente em sua prática. Neste guia destacamos a importância da flora regional para estudos botânicos numa perspectiva de construção de conhecimentos botânicos associados às questões ambientais com a utilização dos seguintes espaços: Reserva Biológica da Campina/Campinarana, Cachoeira da Suframa, Cachoeira Santa Cláudia, Parque Municipal Cachoeira das Orquídeas. Por meio deste Guia Pedagógico surgem informações de como um professor pode utilizar estes espaços para evidenciar as riquezas em recursos naturais existentes na Amazônia, realizando processos de ensino-aprendizagem com exemplos regionais, valorizando e permitindo que o indivíduo compreenda a importância dos seres vivos para a manutenção do meio ambiente. A abordagem permite ainda a correlação entre os conhecimentos descritos durante uma aula teórica e as exemplificações mostradas nos livros didáticos.
Abstract: In this respect, it is recognized that education for science is not only a function of the school, but its role in educating the relevance in teaching-learning. Non-formal spaces (ENFs) appear as environments used for dissemination of local specificities necessary for scientific and environmental training. Thus, it was tried to construct this Didactic Guide organized in forest environments of the Amazon Region around questions about: The importance of the vegetables to the Amazonian environment for the acquisition of a consistent environmental conception in its practice. In this guide we highlight the importance of the regional flora for botanical studies in a perspective of building associated botanical knowledge environmental issues with the use of the following spaces: Biological Reserve of Campina / Campinarana, Suframa Waterfall, Cachoeira Santa Cláudia, Municipal Park Cachoeira das Orquídeas. Through this Pedagogical Guide there are information on how a teacher can use these spaces to highlight the richness of natural resources in the Amazon, carrying out teaching-learning processes with regional examples, valuing and allowing the individual to understand the importance of living beings for the maintenance of the environment. The approach also allows the correlation between the knowledge described during a theoretical class and the examples shown in the textbooks.
Keywords: Educação tecnológica
Botânica - Amazônia
Meio ambiente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/295
Issue Date: 3-Dec-2015
Appears in Collections:MPET - Produtos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARTILHA PDF.pdf80,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.