Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/283
Tipo: | Outro |
Título: | O Cinema no ensino de competências socioemocionais: um guia didático para professores |
Autor(es): | Costa, Darlea Araújo de Souza Esteu da |
Primeiro Orientador: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabral Neto, João dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello |
metadata.dc.contributor.referee3: | Costa, Claudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da |
Resumo: | O guia “O Cinema no ensino de Competências Socioemocionais: Um guia didático para professores - Volume 1” é fruto da pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. A ideia desse guia é apresentar o cinema como recurso tecnológico capaz de proporcionar ao professor um instrumento eficaz para o ensino de competências socioemocionais de maneira lúdica e atraente. A comunicação entre cinema e educação socioemocional visa contribuir para o itinerário formativo dos alunos, ensinando-os a: cuidar do seu bem estar, físico e mental, compreender a importância dos diversos papeis que tem que cumprir, descobrir seu potencial, reconhecer suas emoções e usá-las a seu favor. Dessa forma, esperamos contribuir para que os professores sintam-se inspirados a utilizar o cinema no ensino de habilidades necessárias para a formação pessoal e profissional de seus alunos. |
Abstract: | The guide “The Cinema in the teaching of Social-emotional Competences: A didatic guide for teachers - Volume 1” is the result of the research carried out during the course of Professional Master’s Degree in Technological Teaching promoted by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas-IFAM. The idea of this guide is to present cinema as a technological resource capable of providing the teacher with an effective instrument for the teaching of socioemotional competences in a playful and attractive way. Communication between cinema and social-emotional education aims to contribute to the students’ educational itinerary, teaching them: to take care of their physical and mental well-being, to understand the importance of the various roles they have to fulfill, to discover their potential, to recognize their emotions and use them to their advantage. In this way, we hope to contribute to make teachers feel inspired to use the cinema in teaching the skills necessary for the personal and professional formation of their students. |
Palavras-chave: | Cinema Competências socioemocionais Itinerário formativo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | IFAM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/283 |
Data do documento: | 5-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O cinema no ensino de competências socioemocionais - um guia didático para professores.pdf | 7,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.