Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/279
Tipo: | Outro |
Título: | Sequência didática: atividades para o ensino-aprendizagem da planilha eletrônica através da simulação de processos administrativos |
Autor(es): | Benarrós, Cynara Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Anglada-Rivera, José |
metadata.dc.contributor.referee1: | Anglada-Rivera, José |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Kalhil, Josefina Barrera |
Resumo: | Este material representa o produto final de uma dissertação de Mestrado Profissional que visa ampliar as possibilidades do fazer pedagógico das aulas de Informática Básica e Avançada para alunos de Educação Profissional por meio de uma sequência didática que contempla, em sua metodologia e enfoque, estimular o pensamento computacional através da realização de simulações de práticas administrativas tendo como ferramenta a planilha eletrônica. A proposta de uma sequência didática visa o desenvolvimento de estratégias para facilitar o entendimento dos temas abordados através da implementação de situações de aprendizagem cuja intenção é promover a compreensão dos assuntos tratados e que estes estejam em conformidade com o que os alunos terão que enfrentar em seu cotidiano profissional como aprendizes. Embora o curso de Informática Básica e Avançada seja formado por vários módulos, este material pretende focar apenas no módulo de Planilha Eletrônica e está composto de 5 aulas regulares de 4 horas, utilizando materiais de fácil acesso aos alunos. Durante as aulas serão abordados assuntos referentes à planilha eletrônica como: fórmulas, funções matemáticas, de pesquisa, de banco de dados, formatação de tabelas, tabelas dinâmicas, validação de dados, meta, solver, automação de planilha e controles de formulário, tendo como objetivos: orientar os discentes a uma reflexão acerca do conteúdo proposto, no sentido de incentivar a construção de habilidades que possam incentivar o Pensamento Computacional; proporcionar aos alunos a familiarização e a exploração das potencialidades da planilha eletrônica, especificamente do software Microsoft Excel, na simulação de situações de aprendizagem que envolvam os processos relacionados às atividades administrativas de uma empesa; apresentar conceitos da Ciência da Computação para a auxiliar na construção de soluções automatizadas para problemas que possibilitem a utilização do computador através da planilha eletrônica, permitindo que o aluno veja o resultado de seu trabalho. Considerando que em uma sala de aula nem todos aprendem da mesma forma, busca-se com a sequência didática e através de um planejamento e um conjunto de atividades, alcançar os objetivos propostos em cada etapa planejada. E, caso o aprendizado não aconteça imediatamente, criar a possibilidade de que possa ocorrer no futuro, através da prática do pensamento computacional. Assim, este material não pretende esgotar as possibilidades pedagógicas das aulas de Informática Básica e Avançada, muito menos ser considerado infalível em seu objetivo. Pelo contrário, considerando que cada turma tem suas características e peculiaridades, é uma sugestão de atividades a serem desenvolvidas na busca de contribuir para a prática dos professores, a fim de tornar a Informática mais interessante e motivá-los a prosseguir na busca de metodologias de ensino e ferramentas que favoreçam a organização do pensamento e a resolução de problemas, que são habilidades do Pensamento Computacional, assim como aproveitar plenamente o potencial educativo dos computadores e tecnologias digitais. |
Abstract: | This material represents the final product of a Master's Degree dissertation that aims to expand the possibilities of the pedagogical making of the Basic and Advanced Computer Science classes for Professional Education students through a didactic sequence that contemplates, in its methodology and approach, to stimulate the thinking through simulations of with the spreadsheet as a tool. The proposal of a didactic sequence aims at the development of strategies to facilitate the understanding of the topics addressed through the implementation of learning situations whose intention is to promote the understanding of the subjects and that these are in accordance with what students will have to face in their daily work as apprentices. Although the Basic and Advanced Computing course consists of several modules, this material intends to focus only on the Electronic Spreadsheet module and is composed of 5 regular 4-hour classes using materials that are easily accessible to students. During the classes, subjects related to the spreadsheet will be approached, such as formulas, mathematical functions, search functions, database functions, table formatting, dynamic tables, data validation, meta, solver, spreadsheet automation and form controls. objectives: to guide the students to a reflection about the proposed content, in the sense of encouraging the construction of skills that can stimulate Computational Thinking; to provide students with familiarity and exploration of the potentialities of the spreadsheet, specifically Microsoft Excel software, in the simulation of learning situations involving processes related to the administrative activities of a company; concepts of Computer Science to assist in the construction of automated solutions for problems that allow the use of the computer through the spreadsheet, allowing the student to see the result of their work. Considering that in a classroom not everyone learns in the same way, one looks for the didactic sequence and through a planning and a set of activities, to reach the objectives proposed in each planned stage. And, if learning does not happen immediately, create the possibility that it may occur in the future through the practice of computational thinking. Thus, this material does not intend to exhaust the pedagogical possibilities of the classes of Basic and Advanced Computing, much less be considered infallible in its objective. On the contrary, considering that each class has its characteristics and peculiarities, it is a suggestion of activities to be developed in the search to contribute to the practice of teachers, in order to make IT more interesting and motivate them to continue searching for methodologies of teaching and tools favor thinking organization and problem solving, which are Computational Thinking skills, as well as taking full advantage of the educational potential of computers and digital technologies |
Palavras-chave: | Educação profissional Sequência didática Ensino-aprendizagem Informática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | IFAM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/279 |
Data do documento: | 30-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sequência didática - atividades para o ensino-aprendizagem da planilha eletrõnica através da simulação de processos administrativos.pdf | 15,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.