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Tipo: Produtos
Título: Robótica educacional: um guia de aplicação no estudo dos movimentos retilíneo uniforme e variado
Autor(es): Costa Jr, Almir de Oliveira
Primeiro Orientador: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Andréa Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Padilha, Igor Tavares
Resumo: Este guia, foi concebido a partir dos estudos realizados no trabalho de dissertação sobre a utilização de robótica educacional no estudo dos conteúdos da Física sobre velocidade e aceleração. A utilização deste recurso, aliado ao currículo formal dos estudantes, se deu através do desenvolvimento de um planejamento de ensino que integra atividades práticas de robótica para a experimentação dos fenômenos físicos envolvidos nos conceitos da cinemática. O plano de ensino elaborado neste guia foi desenvolvido na perspectiva de ensino e aprendizagem deste tema da física com enfoque nos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Este constitui um produto educacional que foi desenvolvido para aplicação no ensino dos conceitos de velocidade e aceleração, integrado com robótica educacional. O guia está organizado em três seções. A primeira seção apresenta uma descrição sobre a taxonomia SOLO e o Mapa conceitual, instrumentos que devem ser utilizados na análise das atividades avaliativas propostas. A segunda seção do guia apresenta um conjunto de recursos tecnológicos que devem ser utilizados na execução das atividades. Constam informações sobre o kit de robótica educacional Modelix, Excel e Visual Basic, Virtual Dub, aplicativo Sensor Kinetics Pro, Celular e Filmadora. Na terceira seção do material, é apresentado todo o plano de aplicação das aulas, assim como os objetivos de cada uma delas. Na descrição de cada aula, também é apresentado as sugestões de atividades, assim como os procedimentos para executá-las.
Abstract: This guide was conceived from the studies carried out in the dissertation work on the use of educational robotics in the study of the contents of Physics on speed and acceleration. The use of this resource, together with the formal curriculum of the students, occurred through the development of a teaching plan that integrates practical activities of robotics for the experimentation of the physical phenomena involved in the concepts of kinematics. The teaching plan elaborated in this guide was developed from the teaching and learning perspective of this physics subject focusing on the students of the 1st year of High School. This is an educational product that was developed for application in teaching the concepts of speed and acceleration, integrated with educational robotics. The guide is organized in three sections. The first section presents a description about the SOLO taxonomy and the Conceptual Map, instruments that should be used in the analysis of the proposed evaluative activities. The second section of the guide presents a set of technological resources that should be used to carry out the activities. Information about the educational robotic kit Modelix, Excel and Visual Basic, Virtual Dub, Sensor Kinetics Pro, Cellular and Camcorder application. In the third section of the material, the whole application plan of the classes is presented, as well as the objectives of each one of them. In the description of each lesson, the suggestions for activities, as well as procedures for carrying them out.
Palavras-chave: Ensino de física
Cinemática
Velocidade
Robótica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: IFAM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/277
Data do documento: 16-Ago-2017
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