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Tipo: Dissertação
Título: O ensino do movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado sob a perspectiva semiótica de Duval
Autor(es): Bata, Ismael Freire
Primeiro Orientador: Campus, José Galúcio
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, José Galúcio
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee3: Padilha, Igor Tavares
Resumo: Está pesquisa caracterizasse como uma pesquisa translacional de abordagem qualitativa e de campo, cujo principal objetivo é o objetivo de investigar a contribuição da utilização de diferentes representações do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) para o processo de ensino-aprendizagem conceitual e a resolução de problemas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados desta investigação decorrem da implementação de uma Sequência Didática, com metodologia de ensino fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval, a 72 alunos de duas turmas do 9° ano do Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas I (CMPM I), denominados de grupo de intervenção. Para responder à questão, comparou-se o ganho de aprendizagem em dois testes, entre o grupo de intervenção, e o grupo de controle, formado por 78 alunos de duas turmas do mesmo colégio, que recebeu o ensino tradicional por meio do ganho normalizado de Hake. Adicionalmente, verificou-se a evolução da aprendizagem no grupo de intervenção ao longo do processo de ensino-aprendizagem, resultante da implementação da metodologia baseada na TRRS. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica denominada de análise de conteúdo, com o objetivo de examinar e interpretar os significados presentes nas respostas dos alunos. O fator de Hake evidenciou um ganho médio de aprendizagem no grupo de intervenção em relação ao de controle. Ademais, a evolução dos resultados do grupo de intervenção entre o teste 1 e o teste 2 sugere que a TRRS representa um caminho metodológico promissor para o ensino de Física, especialmente em conteúdos que admitem múltiplas representações. Por fim, apresenta-se como produto educacional, uma Sequência Didática (SD), desenvolvida e reformulada, visando superar as dificuldades de aprendizagem identificadas tanto na literatura quanto no ambiente de aprendizagem no qual implementamos sua versão preliminar.
Abstract: This research is characterized as a translational and field study with a qualitative approach, whose main objective is to investigate the contribution of using different representations of Uniform Rectilinear Motion (URM) and Uniformly Varied Rectilinear Motion (UVRM) to the conceptual teaching-learning process and problem-solving for 9th-grade students of Elementary School II. The results of this investigation stem from the implementation of a Didactic Sequence, with a teaching methodology grounded in Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Registers (TSRR), applied to 72 students from two 9th-grade classes of the Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas I (CMPM I), designated as the intervention group. To answer the research question, the learning gain in two tests was compared between the intervention group and the control group, consisting of seventy-eight students from two classes of the same school who received traditional teaching, using Hake's normalized gain. Additionally, the learning evolution within the intervention group was verified throughout the teaching-learning process resulting from the implementation of the TSRR-based methodology. The analysis of the results was conducted using the technique known as content analysis, aiming to examine and interpret the meanings present in the students' responses. The Hake factor demonstrated an average learning gain in the intervention group compared to the control group. Furthermore, the evolution of the intervention group's results between test 1 and test 2 suggests that the TSRR represents a promising methodological path for physics teaching, especially in content that allows for multiple representations. Finally, a Didactic Sequence (DS), developed and reformulated to overcome the learning difficulties identified in both the literature and the learning environment where we implemented its preliminary version, is presented as an educational product.
Palavras-chave: Ensino de Física
Teoria dos registros de representação semiótica
Ensino de movimento retilíneo uniforme
Ensino de movimento retilíneo uniformemente variado
Processo de ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: BATA, Ismael Freire. O ensino do movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado sob a perspectiva semiótica de Duval. 2025. 116 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1727
Data do documento: 25-Abr-2025
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