Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1726
Tipo: Outro
Título: Mitigando as mudanças climáticas globais: estratégia para preservação ambiental
Título(s) alternativo(s): Mitigating global climate change: Strategy for environmental preservation
Autor(es): Palmeira, Rosana Ferreira.
Marques, Jean Dalmo de Oliveira
Resumo: As Mudanças Climáticas Globais (MCGs) representam transformações nos padrões climáticos da Terra, intensificadas nos últimos séculos pelas ações humanas, como o uso de combustíveis fósseis, o desmatamento e a poluição. Esses fatores aumentam a concentração de gases de efeito estufa, agravando o aquecimento global e resultando em fenômenos como secas, enchentes e alterações nas chuvas. As consequências afetam de forma mais severa as populações vulneráveis, ampliando desigualdades sociais e ambientais. Na Amazônia, o desmatamento não apenas ameaça a biodiversidade, mas também contribui para a elevação das temperaturas globais, colocando em risco o equilíbrio ambiental do planeta. Neste contexto, a Educação Ambiental surge como uma ferramenta essencial para enfrentar esses desafios, e a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) potencializa esse processo. Alinhada à metodologia da ABP, a construção de protótipos educacionais que simulam cenários ambientais emerge como um recurso que potencializa a aprendizagem. Essa abordagem desenvolve a criatividade, estimula a aprendizagem individual e coletiva, e aprofunda os conhecimentos por meio de atividades visuais e cognitivas, facilitando uma melhor compreensão do tema. O uso de protótipos, combinado à metodologia ABP, incentiva o protagonismo estudantil, permitindo que os alunos explorem soluções práticas para minimizar os impactos das MCGs. Assim, os estudantes não apenas aprofundam seus conhecimentos científicos, mas também exercitam a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração. Esta cartilha busca proporcionar aos jovens uma experiência de aprendizagem ativa e reflexiva, conectando teoria e prática. Por meio do desenvolvimento de protótipos e da análise de problemas reais, o objetivo é estimular a consciência ambiental e capacitar os estudantes a atuar de forma transformadora em prol de um futuro mais sustentável.
Abstract: Global Climate Change (GCC) represents transformations in the Earth's climate patterns, intensified in recent centuries by human actions, such as the use of fossil fuels, deforestation and pollution. These factors increase the concentration of greenhouse gases, worsening global warming and resulting in phenomena such as droughts, floods and changes in rainfall. The consequences affect vulnerable populations more severely, increasing social and environmental inequalities. In the Amazon, deforestation not only threatens biodiversity, but also contributes to the rise in global temperatures, putting the planet's environmental balance at risk. In this context, Environmental Education emerges as an essential tool to face these challenges, and the application of Problem-Based Learning (PBL) enhances this process. Aligned with the PBL methodology, the construction of educational prototypes that simulate environmental scenarios emerges as a resource that enhances learning. This approach develops creativity, stimulates individual and collective learning, and deepens knowledge through visual and cognitive activities, facilitating a better understanding of the topic. The use of prototypes, combined with the PBL methodology, encourages student leadership, allowing students to explore practical solutions to minimize the impacts of GCMs. In this way, students not only deepen their scientific knowledge, but also exercise creativity, critical thinking and collaboration. This booklet seeks to provide young people with an active and reflective learning experience, connecting theory and practice. Through the development of prototypes and the analysis of real problems, the goal is to stimulate environmental awareness and empower students to act in a transformative way towards a more sustainable future.
Palavras-chave: Tempo e clima
Ciclos biogeoquímicos
MCGs e cenários ambientais
Aprendizagem Baseada em Problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: PALMEIRA, Rosana Ferreira ; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Mitigando as mudanças climáticas globais: estratégia para preservação ambiental. 2025. 69 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1726
Data do documento: 27-Jan-2025
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mitigando as mudanças climáticas globais estratégia para preservação ambiental_Rosana Ferreira Palmeira_2025.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro7,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.