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http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1725
Tipo: | Dissertação |
Título: | Protótipos educacionais no contexto das mudanças climáticas globais: estratégia para a preservação ambiental |
Autor(es): | Palmeira, Rosana Ferreira |
Primeiro Orientador: | Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cândido, Luiz Antônio |
Resumo: | As Mudanças Climáticas Globais (MCGs) constituem uma realidade cada vez mais presente no cotidiano, evidenciando que o aumento das temperaturas exerce influência direta sobre os padrões climáticos ao longo do tempo. Dada sua relevância contemporânea, é essencial trazer essa discussão para o contexto educacional, integrando-a ao ensino de modo interdisciplinar. Nesse sentido, a escola desempenha um papel fundamental na promoção da consciência ambiental, mediando a construção de conhecimentos científicos por meio de estratégias pedagógicas adequadas. Este estudo teve como objetivo geral investigar o uso de protótipos educacionais como estratégia para compreender as MCGs e as fontes de energia, além de propor alternativas sustentáveis para a preservação ambiental. Os objetivos específicos foram: avaliar a abordagem das MCGs em documentos norteadores e livros didáticos; propor situações reais para reflexão sobre as causas e consequências dos impactos ambientais oriundos das MCGs em níveis global e regional; qualificar a compreensão dos estudantes sobre as MCGs e alternativas sustentáveis a partir da montagem de protótipos; identificar as percepções ambientais dos estudantes a partir da resolução de problemas; e elaborar uma sequência didática como produto educacional da investigação. A pesquisa buscou contribuir para a disseminação do conhecimento científico e o desenvolvimento da consciência ambiental dos estudantes, incentivando a investigação e a reflexão, em sala de aula, sobre os problemas ambientais causados pelas MCGs. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, fundamentada em Tripp (2005), estruturada em três ciclos: planejamento, implementação e avaliação. As atividades permitiram aprofundar a compreensão dos estudantes sobre as causas e consequências das MCGs, além de analisar suas interações com protótipos que simularam cenários sustentáveis e ambientalmente preservados. Para isso, utilizou-se a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de prepará-los para a resolução de questões do mundo real. A coleta de dados foi realizada com base em quatro instrumentos: diagnóstico inicial, entrevistas com professores, questões sobre situações-problema e rodas de conversa. O processo avaliativo ocorreu de forma contínua, utilizando rubricas de aprendizagem, socialização dos protótipos educacionais e desenhos (croquis) que simularam cidades sustentáveis. Esse percurso metodológico deu origem ao produto educacional “Mitigando as Mudanças Climáticas Globais: Estratégia para Preservação Ambiental”, materializado em uma sequência didática apresentada na forma de uma cartilha composta por três seções. Os resultados demonstraram que os protótipos educacionais foram uma estratégia eficaz para a compreensão das MCGs, reproduzindo cenários naturais e modificados, além de promoverem o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos problemas ambientais provocados pela ação humana. Ademais, incentivaram a investigação e reflexão em sala de aula sobre causas, consequências e soluções possíveis para mitigar as MCGs, destacando a importância de ações voltadas à preservação ambiental. |
Abstract: | Global Climate Change (GCC) is an increasingly present reality in our daily lives, showing that rising temperatures have a direct influence on climate patterns over time. Given its contemporary relevance, it is essential to bring this discussion into the educational context, integrating it into teaching in an interdisciplinary manner. In this sense, schools play a fundamental role in promoting environmental awareness, mediating the construction of scientific knowledge through appropriate pedagogical strategies. The general objective of this study was to investigate the use of educational prototypes as a strategy to understand GCC and energy sources, in addition to proposing sustainable alternatives for environmental preservation. The specific objectives were: to evaluate the approach to GCC in guiding documents and textbooks; to propose real situations for reflection on the causes and consequences of environmental impacts arising from GCC at global and regional levels; to qualify students' understanding of GCC and sustainable alternatives based on the assembly of prototypes; to identify students' environmental perceptions based on problem-solving; and to develop a didactic sequence as an educational product of the investigation. The research sought to contribute to the dissemination of scientific knowledge and the development of students' environmental awareness, encouraging investigation and reflection in the classroom on the environmental problems caused by GCMs. The methodology adopted was action research, based on Tripp (2005), structured in three cycles: planning, implementation and evaluation. The activities allowed students to deepen their understanding of the causes and consequences of GCMs, in addition to analyzing their interactions with prototypes that simulated sustainable and environmentally preserved scenarios. To this end, the Problem Based Learning (PBL) methodology was used, with the objective of preparing them to solve real-world issues. Data collection was carried out based on four instruments: initial diagnosis, interviews with teachers, questions about problem situations and discussion groups. The evaluation process was continuous, using learning rubrics, socialization of educational prototypes and drawings (sketches) that simulated sustainable cities. This methodological approach gave rise to the educational product “Mitigating Global Climate Change: A Strategy for Environmental Preservation,” embodied in a didactic sequence presented in the form of a booklet composed of three sections. The results demonstrated that the educational prototypes were an effective strategy for understanding GCCs, reproducing natural and modified scenarios, in addition to promoting the development of critical thinking in relation to environmental problems caused by human action. Furthermore, they encouraged investigation and reflection in the classroom on causes, consequences and possible solutions to mitigate GCCs, highlighting the importance of actions aimed at environmental preservation. |
Palavras-chave: | Mudanças climáticas globais Fontes de energia Protótipos educacionais Ensino e educação ambiental Preservação ambiental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) |
Citação: | PALMEIRA, Rosana Ferreira. Protótipos educacionais no contexto das mudanças climáticas globais: estratégia para a preservação ambiental. 2025. 186 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1725 |
Data do documento: | 27-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Protótipos educacionais no contexto das mudanças climáticas globais-estratégia para a preservação ambiental_Rosana Ferreira Palmeira_2025.pdf | Dissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 6,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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