Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1723
Tipo: Dissertação
Título: As plantas medicinais e a educação para a sustentabilidade no ensino fundamental II
Autor(es): Jacyntho, Paula Gabrielly Freire
Primeiro Orientador: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de
metadata.dc.contributor.referee2: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Adriana Dantas Gonzaga de
Resumo: A Amazônia, um dos biomas mais diversos do mundo, abriga inúmeras plantas com potencial medicinal, muitas ainda não estudadas, mas usadas por comunidades locais como fonte de medicamentos e/ou fitoterápicos. Integrar esse tema ao ensino de Ciências da Natureza como estratégia para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) valoriza a cultura regional e enriquece o cotidiano escolar. Associar conhecimentos regionais alinhando-se às metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), pode contribuir para a Aprendizagem Significativa. Portanto, o problema desta pesquisa indagou: como a utilização de óleos essenciais, extratos e preparações vegetais obtidas de plantas medicinais cultivadas na Amazônia, por meio da aplicação da metodologia de ABP, podem contribuir para a educação para a sustentabilidade? Assim, o objetivo principal deste trabalho foi investigar as contribuições de uma proposta de guia didático baseado nos princípios da EDS, utilizando plantas medicinais de ocorrência na Amazônia como tema gerador. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo pesquisa participante e a metodologia de ensino adotada foi a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os sujeitos da pesquisa foram 23 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Antônio Telles de Souza (Manaus, AM). Foram elaborados 5 roteiros em ABP com atividades teórico-práticas utilizando plantas medicinais de ocorrência na região amazônica. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados os registros da pesquisadora em diário de campo, três questionários semiestruturados, sendo um para diagnóstico de conhecimentos prévios e um de avaliação dos conhecimentos e das percepções dos sujeitos após a intervenção. Um terceiro questionário serviu à professora de Ciências e à pedagoga da escola para avaliarem a intervenção. Foram usadas ainda rubricas analíticas elaboradas especificamente para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e o artefato apresentado pelos alunos ao final do projeto ABP. Os roteiros foram aplicados na Sala Maker da escola e incluíram tópicos de estudo sobre os óleos essenciais, extratos vegetais (tintura) e preparações caseiras (chá, infusão e decocção), além de sua aplicação no preparo de produtos artesanais, como velas aromáticas, sabonetes, hidratantes, dentre outros itens. Como produto educacional, foi elaborado o guia didático “Plantas medicinais e sustentabilidade: um guia em ABP para o ensino de ciências”, tendo como foco a construção de roteiros de aulas práticas, com base na metodologia de ABP, utilizando temas geradores trabalhados durante as aulas, seguindo a perspectiva de uso sustentável dos recursos naturais no ambiente escolar. Como resultados, observou-se que os roteiros executados e que ora compõem o Guia didático, foram propositivos em reflexões e discussões sobre o uso sustentável de recursos naturais. Os sujeitos destacaram as práticas realizadas com poucos recursos, materiais reaproveitados e assinalaram a possibilidade de mais aulas experimentais com baixo custo mesmo em escolas sem laboratórios. Foi também levada em conta a possibilidade de contribuir na economia doméstica pela fabricação caseira de produtos de higiene, cosméticos, aromatizantes, revelando seu despertar para a responsabilidade social e, possivelmente, gerar ganhos futuros. Alguns participantes declararam interesse em buscar formação profissional na área. As educadoras reforçaram em sua avaliação, as mesmas percepções dos alunos e foram unânimes em reforçar os resultados positivos das intervenções realizadas. Quanto ao artefato final do projeto ABP, todos os participantes registraram a relevância da Sala Temática que demonstrou o interesse da comunidade pelas plantas medicinais e deu-lhes oportunidade de difundir os conhecimentos adquiridos. A intervenção na escola, segundo a avaliação dos sujeitos e das educadoras que acompanharam todo o processo, contribuiu não somente para os estudantes, como também para a experiência adquirida pelas docentes. O produto educacional gerado por esta pesquisa foi intitulado Plantas Medicinais e Sustentabilidade: um guia em ABP para o ensino de ciências. Ele traz todas as orientações para os professores que desejarem proporcionar aos seus alunos uma sequência de atividades envolventes e criativas em forma de projeto ABP para falar de plantas medicinais e sua relação com a sustentabilidade.
Abstract: The Amazon, one of the most biodiverse biomes in the world, is home to numerous plants with medicinal potential, many of which are still unstudied but are used by local communities as sources of medicine and/or herbal remedies. Integrating this topic into the teaching of Natural Sciences as a strategy for Education for Sustainable Development (ESD) values regional culture and enriches the school routine. Associating regional knowledge with active methodologies, such as Project-Based Learning (PBL), can contribute to Meaningful Learning. Therefore, the research question for this study was: how can the use of essential oils, extracts, and plant preparations obtained from medicinal plants grown in the Amazon, through the application of the PBL methodology, contribute to education for sustainability? Thus, the main objective of this work was to investigate the contributions of a didactic guide proposal based on the principles of ESD, using medicinal plants native to the Amazon as a central theme. The research had a qualitative approach of the participatory research type, and the teaching methodology adopted was Project-Based Learning (PBL). The research subjects were 23 students from the 9th grade of the Ensino Fundamental II (Middle School), from the Antônio Telles de Souza State School (Manaus, AM). Five PBL lesson plans were developed with theoretical and practical activities using medicinal plants native to the Amazon region. Data collection instruments included field notes by the researcher, three semi-structured questionnaires—one for diagnosing prior knowledge, one for evaluating knowledge and perceptions after the intervention, and a third for the evaluation by the Science teacher and the pedagogue of the school. Analytical rubrics were also used, specifically designed to assess the teaching-learning process and the final artifact presented by the students at the end of the PBL project. The lesson plans were implemented in the school’s Maker Space and covered topics on essential oils, plant extracts (tinctures), and homemade preparations (tea, infusion, and decoction), as well as their application in making handmade products such as aromatic candles, soaps, moisturizers, and other items. As an educational product, the didactic guide "Medicinal Plants and Sustainability: A PBL Guide for Teaching Science" was developed, focusing on the creation of practical lesson plans based on the PBL methodology, using themes worked on during the lessons, following the perspective of sustainable use of natural resources within the school environment. The results showed that the lesson plans executed, and which now form the Didactic Guide were thought-provoking in terms of reflections and discussions on the sustainable use of natural resources. The subjects highlighted the practical activities done with few resources, recycled materials, and emphasized the possibility of more experimental classes with low cost even in schools without laboratories. The possibility of contributing to household economy by making homemade hygiene products, cosmetics, and air fresheners was also considered, revealing an awakening to social responsibility and possibly generating future benefits. Some participants expressed interest in pursuing professional training in the area. The educators reinforced in their evaluation the same perceptions as the students and unanimously emphasized the positive results of the interventions. Regarding the final artifact of the PBL project, all participants highlighted the relevance of the Thematic Room, which demonstrated the community's interest in medicinal plants and provided an opportunity to disseminate the knowledge acquired. According to the evaluation of the subjects and educators who accompanied the entire process, the intervention at the school contributed not only to the students but also to the experience gained by the teachers. The educational product generated by this research was entitled Medicinal Plants and Sustainability: A PBL Guide for Teaching Science. It provides all the guidelines for teachers who wish to offer their students a sequence of engaging and creative activities in the form of a PBL project to discuss medicinal plants and their relationship with sustainability.
Palavras-chave: Educação para o Desenvolvimento Sustentável - EDS
Plantas medicinais
Óleos essenciais
Extratos vegetais
Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: JACYNTHO, Paula Gabrielly Freire. As plantas medicinais e a educação para a sustentabilidade no ensino fundamental II. 2025. 132 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1723
Data do documento: 15-Jan-2025
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As plantas medicinais e a educação para a sustentabilidade no ensino fundamental II_Paula Gabrielly Freire Jacyntho_2025.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.