Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1722
Tipo: | Dissertação |
Título: | Percurso (auto)formativo de professores negros não licenciados no ensino superior: uma abordagem (auto)biográfica |
Autor(es): | Lima, Jannieli Moraes |
Primeiro Orientador: | Leal, Davi Avelino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leal, Davi Avelino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
metadata.dc.contributor.referee3: | Teles, Luciano Everton Costa |
Resumo: | Esta dissertação tem por tema: percurso (auto)formativo de professores negros não licenciados no ensino superior: uma abordagem (auto)biográfica. Está dividida em quatro capítulos. O objetivo geral trata de Investigar o Percurso (Auto)formativo de Professores Negros Não Licenciados no Ensino Superior a partir da abordagem (Auto)biográfica. O problema da pesquisa está no seguinte questionamento: Que elementos são evidenciados no percurso (auto)formativo dos professores Negros no Ensino Superior? Esta problemática pauta-se nas seguintes questões norteadoras: a) Quais dimensões (auto)formativas estão presentes no percurso dos professores negros não licenciados? b) De que forma a (auto)formação docente tem retroalimentado a prática dos professores negros não licenciados no ensino superior? c) Como materializar em um produto educacional, recursos que auxiliem os professores negros no seu percurso (auto)formativo no campo da educação antirracista? Os procedimentos metodológicos foram fundamentados em pesquisa qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados a entrevista narrativa, questionários e roda de conversa para extrair relatos (auto)biográficos dos docentes, bem como da pesquisadora, caracterizando a pesquisa participante. A Justificativa da escolha do tema em questão, foi motivada pela condição da proponente que sendo professora negra não licenciada, obteve como primeira graduação a titulação de Tecnóloga em Logística em seguida cursou especialização em Docência do Ensino Superior e atua como docente na universidade, a motivação se deve ainda à importância de suprir a escassez de pesquisas relacionadas à autoformação de professores negros na docência universitária, a partir do método (auto)biográfico. A especificidade da presente pesquisa, reside na sua abordagem. Se o tema de professores não licenciados que atuam no ensino superior não é novo, a abordagem pela perspectiva do professor negro no ensino superior fornece um novo olhar para essa questão. Nesse sentido, o assunto proposto é de grande relevância no processo de investigação de professores, nos estudos que abordam a aprendizagem da docência em que observa-se a importância das reflexões (auto)biográficas no âmbito da formação docente. O embasamento teórico fundamenta-se em ideias de autores como Souza (2020), Passeggi (2011), Nóvoa (2014), Josso (2002), Dellory-Momberger (2012), e demais autores que fazem referência à (auto)biografia no campo da formação docente. |
Abstract: | The theme of this dissertation is: the (auto)formative journey of non-graduate black teachers in higher education: an (auto)biographical approach. It is divided into four chapters. The general objective is to investigate the (self)formative path of black teachers without a degree in higher education from an (auto)biographical approach. The research problem lies in the following question: What elements are evident in the (self)formative path of Black teachers in Higher Education? This problem is based on the following guiding questions: (a) What (self)formative dimensions are present in the journey of black non-graduate teachers? (b) In what way has teacher (self)formation fed back into the practice of black non-graduate teachers in higher education? c) How can resources be materialized in an educational product to help black teachers in their (self) training in the field of anti-racist education? The methodological procedures were based on qualitative research. Narrative interviews, questionnaires and conversation circles were used as research tools to extract (auto)biographical accounts from the teachers, as well as from the researcher, characterizing participant research. The justification for choosing the topic in question was motivated by the proponent's condition as an unlicensed black teacher who obtained her first degree as a Logistics Technologist, then went on to specialize in Teaching in Higher Education and works as a teacher at the university. The motivation is also due to the importance of making up for the scarcity of research related to the self-training of black teachers in university teaching, based on the (auto)biographical method. The specificity of this research lies in its approach. While the subject of non-graduate teachers working in higher education is not new, approaching it from the perspective of black teachers in higher education provides a fresh look at this issue. In this sense, the proposed subject is of great relevance in the process of investigating teachers, in studies that deal with learning to teach, in which the importance of (auto)biographical reflections in the context of teacher training is observed. The theoretical basis is based on the ideas of authors such as Souza (2020), Passeggi (2011), Nóvoa (2014), Josso (2002), Dellory-Momberger (2012), and other authors who refer to (auto)biography in the field of teacher training. |
Palavras-chave: | Percurso (auto)formativo Professores negros Não-licenciados Autobiografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) |
Citação: | LIMA, Jannieli Moraes. Percurso (auto)formativo de professores negros não licenciados no ensino superior: uma abordagem (auto)biográfica. 2025. 220 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1722 |
Data do documento: | 20-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percurso (auto)formativo de professores negros não licenciados no ensino superior-uma abordagem (auto)biográfica_Jannieli Moraes Lima_2025.pdf | Dissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 6,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.