Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1721
Tipo: Outro
Título: Guia didático: a aprendizagem baseada em projetos e o mundo do trabalho
Título(s) alternativo(s): Didactic guide: the project-based learning and world of work
Autor(es): Xavier, Adriane Campos Dinelly
Lacerda Júnior, José Cavalcante
Resumo: O produto educacional intitulado “Guia Didático: A Aprendizagem Baseada em Projetos e o Mundo do Trabalho” é fruto da pesquisa científica "A Aprendizagem Baseada em Projetos como instrumento de formação para o mundo do trabalho na EPTNM", desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro. Este guia está fundamentado na necessidade de uma abordagem educacional que vá além da mera transmissão de habilidades técnicas, buscando promover uma compreensão mais ampla e crítica e contextualizada sobre o mundo do trabalho. O guia foi estruturado em quatro sessões: 1.O que é Aprendizagem Baseada em Projetos? - Introduz os conceitos, as fases e as vantagens da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); 2.A EPTNM e o Mundo do Trabalho - Contextualiza a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Brasil, explorando sua trajetória histórica, os conceitos que definem o mundo do trabalho e como o trabalho é compreendido no contexto da EPTNM; 3.Roteiro ABP: Mundo do Trabalho - Apresenta um roteiro para a implementação da ABP no contexto da EPTNM; 4.Experiências com a ABP: Exibe exemplos de produtos finais elaborados pelos estudantes da EPTNM durante a aplicação da metodologia ABP. Esperamos que este guia se configure como uma ferramenta de apoio às práticas educativas na EPTNM, colaborando com os educadores na implementação da metodologia da ABP e no fortalecimento da formação dos estudantes para o mundo do trabalho. Esse processo busca não apenas enriquecer a experiência de aprendizagem, mas também contribuir para a formação de profissionais capacitados para compreender e atuar de maneira crítica e reflexiva no contexto do trabalho contemporâneo.
Abstract: The educational product entitled “Didactic Guide: The Project Based Learning and World of Work”, is the result of the scientific research "Project-Based Learning as an Instrument for Preparation for the World of Work in EPTNM," developed within the Professional Master's Program in Professional and Technological Education in a National Network (ProfEPT) at the Federal Institute of Amazonas (IFAM), Manaus Centro Campus. This guide is grounded in the need for an educational approach that goes beyond the mere transmission of technical skills, aiming to promote a broader, more critical, and contextualized understanding of the world of work. The guide is structured into four sections: 1.What is Project-Based Learning? – Introduces the concepts, phases, and advantages of Project-Based Learning (PBL). 2.EPTNM and the World of Work – Contextualizes Technical and Vocational Education at the Secondary Level (EPTNM) in Brazil, exploring its historical trajectory, the key concepts defining the world of work, and how work is understood within the EPTNM framework. 3.PBL Implementation Guide – Provides a step-by-step guide for implementing PBL in the context of EPTNM. 4.PBL Experiences – Showcases examples of final projects developed by EPTNM students during the application of the PBL methodology. We hope that this guide serves as a valuable tool to support educational practices in EPTNM, assisting educators in implementing the PBL methodology and preparing students for the world of work. This process seeks not only to enrich the learning experience but also to contribute to the development of professionals capable of understanding and actively engaging in the contemporary world of work.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos
Mundo do trabalho
Roteiro ABP
Experiência com ABP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: XAVIER, Adriane Campos Dinelly ; LACERDA JUNIOR, José Cavalcante. Guia didático: a aprendizagem baseada em projetos e o mundo do trabalho. 2025. 43 f. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1721
Data do documento: 26-Mar-2025
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia didático a aprendizagem baseada em projetos e o mundo do trabalho_Adriane Campos Dinelly Xavier_2025.pdfProduto educacional_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro38,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.