Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lacerda Junior, José Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731128445071858pt_BR
dc.contributor.referee1Lacerda Junior, José Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731128445071858pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405754239635541pt_BR
dc.contributor.referee3Weil, Andreza Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253723857077661pt_BR
dc.creatorXavier, Adriane Campos Dinelly-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2985077309196273pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-29T18:26:23Z-
dc.date.available2025-05-29-
dc.date.available2025-05-29T18:26:23Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.citationXAVIER, Adriane Campos Dinelly. A Aprendizagem Baseada em Projetos como instrumento de formação para o mundo do trabalho na EPTNM. 2025. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1718-
dc.description.abstractThe present dissertation aimed to investigate how Project-Based Learning (PBL) can contribute to the preparation of students in Secondary Technical and Vocational Education (EPTNM) for the world of work. The research objectives included understanding the socioeconomic reality of the students, identifying their perceptions of the world of work, examining institutional strategies aimed at fostering comprehension of this field, and developing an educational product based on PBL. The research was conducted using a qualitative approach, employing a multimethod strategy in the investigated field. The study was carried out with third-year students of the Integrated Technical High School Program in Mechatronics at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM), Manaus Distrito Industrial Campus (CMDI). Throughout the year 2024, various data collection instruments were applied, including questionnaires, brainstorming sessions, mind maps, and workshops. The data analysis technique used was Bardin’s (2011) content analysis, which enabled the exploration of meanings within communications. The findings indicate that most students come from low income families, with a diversity of characteristics, personalities, and aspirations, perceiving the institution as a means for academic and personal development. The analysis also emphasized that work, as an educational principle, is a central axis in the training offered by EPTNM. Students’ perceptions indicated a multifaceted understanding of the world of work, encompassing dimensions such as personal fulfillment, competitiveness, and precarious conditions. In this context, the results showed that PBL fostered a collaborative and reflective learning environment in which students took active roles in knowledge construction. The creation of practical outputs—such as podcasts, videos, and graphic materials—demonstrated students' engagement and ability to link theoretical content to real-world demands. Furthermore, PBL proved to be an effective instrument in fostering an understanding of the complexities of the labor market. As a result of the research, an educational product was developed: a didactic guide titled “The Project-Based Learning and the World of Work”, offering pedagogical guidance and strategies to support the implementation of PBL in the context of EPTNM.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objetivo investigar como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) pode contribuir para a formação para o mundo do trabalho dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). As metas da pesquisa incluíram: compreender a realidade socioeconômica dos estudantes, identificar suas percepções sobre o mundo do trabalho, investigar estratégias institucionais voltadas para fomentar a compreensão desse universo e elaborar um produto educacional fundamentado na ABP. A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando uma abordagem multimétodos no campo investigado. O estudo foi realizado com alunos do 3.º ano do Curso Técnico em Nível Médio na Forma Integrada em Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI). Foram aplicados instrumentos como questionários, brainstormings, mapas mentais e oficinas no decorrer do ano de 2024. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin (2011), possibilitando explorar os significados nas comunicações. Os dados evidenciam que a maioria dos estudantes pertence a famílias de baixa renda, com uma diversidade de características, personalidades e aspirações, percebendo a instituição como um meio para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. A análise destacou ainda que o trabalho, enquanto princípio educativo, é um eixo central na formação oferecida pela EPTNM. As percepções dos estudantes apontaram para um entendimento multifacetado sobre o mundo do trabalho, abrangendo aspectos como realização pessoal, competição e precarização. Nesse contexto, os resultados demonstraram que a ABP promoveu um ambiente de aprendizagem colaborativo e reflexivo, no qual os estudantes assumiram papéis ativos na construção do conhecimento. A criação de propostas práticas, como podcasts, vídeos e materiais gráficos, evidenciou o engajamento e a capacidade dos estudantes de conectar os conteúdos teóricos às demandas reais. Ademais, a ABP demonstrou ser um instrumento para fomentar a compreensão das nuances do mundo do trabalho. Como resultado da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional, guia didático, intitulado “A Aprendizagem Baseada em Projetos e o Mundo do Trabalho”, com orientações e propostas pedagógicas para subsidiar a implementação da ABP no contexto da EPTNM.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2025-05-29T18:26:22Z No. of bitstreams: 1 A aprendizagem baseada em projetos como instrumento de formação para o mundo do trabalho na EPTNM_Adriane Campos Dinelly Xavier_2025.pdf: 5162092 bytes, checksum: 2bb77a14d9c0be6625c8f3aa2035f2b3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T18:26:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A aprendizagem baseada em projetos como instrumento de formação para o mundo do trabalho na EPTNM_Adriane Campos Dinelly Xavier_2025.pdf: 5162092 bytes, checksum: 2bb77a14d9c0be6625c8f3aa2035f2b3 (MD5) Previous issue date: 2025-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetospt_BR
dc.subjectEducação Profissional Técnica de Nível Médiopt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subjectMecatrônicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA aprendizagem baseada em projetos como instrumento de formação para o mundo do trabalho na EPTNMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A aprendizagem baseada em projetos como instrumento de formação para o mundo do trabalho na EPTNM_Adriane Campos Dinelly Xavier_2025.pdfDissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.