Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1711
Tipo: Dissertação
Título: Física de partículas: uma sequência didática para introdução do modelo padrão nas aulas de física do ensino médio
Autor(es): Silva, Erdelem Cris Gomes da
Primeiro Orientador: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Adão Neto
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, José Roberto Viana
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Gabriel de Lima e
Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados do desenvolvimento da pesquisa e implementação de uma sequência didática voltada para o tópico Modelo Padrão da Física de Partículas, fundamentada na teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky, bem como nas perspectivas e desafios do ensino de Física no contexto amazônico. Levando em consideração esses desafios inerentes à transposição didática de um tema tão complexo, buscou-se investigar quais abordagens e estratégias seriam mais apropriadas para introduzir o tema Física de Partículas nas aulas do Ensino Médio. Esta sequência didática foi elaborada para se adequar às novas diretrizes e normas estabelecidas para o no ensino médio por meio da Base Nacional Comum Curricular BNCC. Em relação às estratégias de ensino, procuramos estabelecer uma abordagem dialógica, voltada para a interdisciplinaridade, dando ênfase no processo de construção da ciência e contribuindo para a alfabetização científica. Os resultados, bem como, a aplicação do produto educacional se mostrou satisfatório no que diz respeito à introdução do Modelo Padrão no contexto das aulas de Física.
Abstract: This dissertation aim to present the results of the research and implementation of a didactic sequence on the topic of the Standard Model of Particle Physics, based on Lev Vygotsky's learning theory, as also on the perspectives and challenges of teaching physics in the Amazonian context. Then taking into account these challenges inherent in the didactic transposition of such a complex subject, we sought to investigate which kind of approaches and strategies would be most appropriate for introducing and teaching the subject of particle physics in high school classes. This didactic sequence was designed to adapt to the new guidelines and norms established for secondary education by the National Common Curriculum Base (BNCC). In terms of teaching strategies, we tried to establish a dialogical approach, focusing on interdisciplinarity, emphasizing the process of building science and contributing to scientific literacy. The results, as well as the application of the educational product, proved to be satisfactory in terms of introducing the Standard Model into the context of physics classes.
Palavras-chave: Física - ensino
Partículas
Modelo padrão
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SILVA, Érdelem Cris Gomes da. Física de partículas: uma sequência didática para introdução do modelo padrão nas aulas de física do ensino médio. 2024. 63 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1711
Data do documento: 9-Ago-2024
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Física de partículas: uma sequência didática para introdução do modelo padrão nas aulas de física do ensino médio_Érdelem Cris Gomes da Silva_2025.pdfDissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro832,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.