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Tipo: Dissertação
Título: O ensino de tópicos de relatividade restrita: uma sequência didática investigativa utilizando vídeos como ferramenta sociocultural.
Autor(es): Batista, Kennedy Rufino
Primeiro Orientador: Campos, Jose Galucio
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Jose Galucio
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee3: Adão Neto, Minos Martins
Resumo: Atualmente, estamos rodeados por diversas facilidades tecnológicas proporcionadas pela internet, sendo o fácil acesso a vídeos de variados gêneros em diferentes plataformas uma delas. O contexto educacional atual não é influenciado apenas pela escola e por aulas ministradas pelos professores, mas também por elementos do mundo digital, onde os alunos interagem socialmente, buscam entretenimento e têm acesso a uma gama de informações sobre temas científicos e ficcionais. Assim, esta pesquisa buscou investigar as contribuições que uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), associada a elementos socioculturais, como videoaulas curtas e vídeos de divulgação científica, pode trazer para a aprendizagem conceitual de tópicos de Relatividade Restrita em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Amazonas. Utilizamos o ensino por investigação como metodologia de ensino, à luz dos trabalhos de Ana Maria Pessoa de Carvalho. Como base teórica para o planejamento das atividades, consideramos elementos da teoria sociointeracionista de Vygotsky, especialmente no que diz respeito às interações socioculturais dos alunos com o mundo digital por meio de vídeos. Para alcançar nosso objetivo, a pesquisa foi estruturada nas seguintes etapas: (1) identificação das características que atraem os alunos a assistir a vídeos; (2) elaboração de uma lista de vídeos com base nessas características; (3) classificação qualitativa dos vídeos selecionados; (4) desenvolvimento e aplicação da SEI; (5) análise das percepções dos alunos sobre os elementos presentes na pesquisa. Como resultado, identificamos que a prática investigativa integrou o Ensino por Investigação a elementos socioculturais, permitindo que os alunos, ao resolverem problemas didáticos relacionados a estes, realizassem observações, levantassem hipóteses e construíssem justificativas. Essa abordagem criou um ambiente investigativo que possibilitou conduzir os alunos por um processo científico, ainda que simplificado, conforme proposto por Carvalho (2013). As contribuições para a aprendizagem tornaram-se evidentes pelo desempenho dos grupos na atividade investigativa e pelos resultados obtidos na prova, que demonstraram a compreensão dos tópicos de Relatividade abordados. Ademais, as percepções dos alunos indicaram que o Ensino por Investigação, associado ao uso de vídeos como ferramenta sociocultural, contribuiu significativamente para a compreensão das principais ideias do tema e para a interação entre os participantes durante a atividade investigativa.
Abstract: Currently, we are surrounded by various technological conveniences provided by the internet, with easy access to videos of different genres across different platforms being one of them. The current educational context is not only influenced by schools and lessons taught by teachers but also by elements of the digital world, where students socially interact, seek entertainment, and have access to a wide range of information on scientific and fictional topics. Thus, this research sought to investigate the contributions that an Investigative Teaching Sequence (ITS), associated with sociocultural elements such as short video lessons and science outreach videos, can bring to the conceptual learning of topics in Special Relativity in a 3rd-year high school class at a public school in Amazonas. We used Inquiry-Based Science Education as a teaching methodology, based on the works of Ana Maria Pessoa de Carvalho. As a theoretical framework for planning the activities, we considered elements of Vygotsky's sociointeractionist theory, particularly regarding the sociocultural interactions of students with the digital world through videos. To achieve our objective, the research was structured in the following steps: (1) identifying the characteristics that attract students to watch videos; (2) creating a list of videos based on these characteristics; (3) qualitatively classifying the selected videos; (4) developing and applying the ITS; (5) analyzing students' perceptions of the elements present in the research. As a result, we found that the investigative practice integrated Inquiry-Based Learning with sociocultural elements, allowing students, while solving didactic problems related to these elements, to make observations, raise hypotheses, and construct justifications. This approach created an investigative environment that led students through a scientific process, albeit simplified, as proposed by Carvalho (2013). The contributions to learning became evident through the performance of the groups in the investigative activity and the results obtained in the test, which demonstrated the understanding of the Relativity topics covered. Furthermore, students' perceptions indicated that Inquiry-Based Learning, combined with the use of videos as a sociocultural tool, significantly contributed to understanding the main ideas of the topic and to the interaction among participants during the investigative activity.
Palavras-chave: Física moderna
Relatividade
Ensino por investigação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: BATISTA, Kennedy Rufino. O ensino de tópicos de relatividade restrita: uma sequência didática investigativa utilizando vídeos como ferramenta sociocultural. 2025. 138 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1709
Data do documento: 14-Mar-2025
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