Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1707
Tipo: Dissertação
Título: Abordando conceitos fundamentais da teoria da relatividade geral no terceiro ano do ensino médio
Autor(es): Maciel, Arleson Protázio
Primeiro Orientador: Rivera, José Anglada
metadata.dc.contributor.referee1: Rivera, José Anglada
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee3: Alcaide, Ernesto Govea
Resumo: Este material tem como intuito, abordar conceitos fundamentais da Teoria da Relatividade Geral para alunos do ensino médio, e mostrar a importância dessa teoria criada pelo físico Albert Einstein, onde tem grandes relevâncias no nosso cotidiano e importantes aplicações tecnológicas. É notório ressaltar que essa teoria é pouca citada em livros didáticos, e sabemos da importância da mesma para a história da Física Moderna. Este trabalho tem como proposta mostrar conceitos da teoria da Relatividade Geral e suas aplicações usando uma ferramenta didática que possibilita explorar o Visual, Auditivo, Escrita/Leitura e Sinestésico (VARK) do aluno, onde possibilita o mesmo entender sua preferência de aprendizagem, e assim facilitando a absorção de conhecimento. O método para coleta de dados foi a utilização de questionários objetivos e subjetivos, e a análise desses dados foi de maneira quantitativa e qualitativa. Os principais resultados indicam que fazendo a utilização de metodologias inovadoras, como VARK, é possível abordar esses conceitos da Relatividade Geral na educação básica, esses resultados sugerem que, para transpor didaticamente conceitos dessa teoria se faz necessário o uso de ferramentas pedagógicas que se ajuste aos conhecimentos já obtidos pelos alunos. Esta pesquisa foi uma contribuição para o ensino de física na abordagem de conceitos complexos de Física Moderna, fornecendo novas perspectivas para melhor trabalhar esses conceitos de Relatividade no ensino médio. A Aprendizagem Significativa de David Ausubel teve um papel crucial na aplicação dessa metodologia e temática abordada.
Abstract: This material aims to address fundamental concepts of the Theory of General Relativity for high school students, and to show the importance of this theory created by physicist Albert Einstein, where it has great relevance in our daily lives and important technological applications. It is worth noting that this theory is rarely cited in textbooks, and we know its importance for the history of Modern Physics. This work aims to show concepts of the Theory of General Relativity and its applications using a didactic tool that makes it possible to explore the Visual, Auditory, Writing/Reading and Synesthetic (VARK) of the student, where it allows the same to understand their learning preference, and thus facilitating the absorption of knowledge. The data collection method was the use of objective and subjective questionnaires, and the analysis of these data was quantitative and qualitative. The main results indicate that by using innovative methodologies, such as VARK, it is possible to approach these concepts of General Relativity in basic education. These results suggest that, in order to didactically transpose concepts of this theory, it is necessary to use pedagogical tools that adapt to the knowledge already obtained by students. This research was a contribution to the teaching of physics in the approach of complex concepts of Modern Physics, providing new perspectives to better work these concepts of Relativity in high school. David Ausubel's Meaningful Learning played a crucial role in the application of this methodology and the theme addressed.
Palavras-chave: Teoria da relatividade
Aprendizagem significativa
Ferramenta didática - VARK
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::RELATIVIDADE E GRAVITACAO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: MACIEL, Arleson Protázio. Abordando conceitos fundamentais da teoria da relatividade geral no terceiro ano do ensino médio. 2024. 101 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1707
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordando conceitos fundamentais da teoria da relatividade geral no terceiro ano do ensino médio__Arleson Protázio Maciel_2025.pdfDissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.