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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento sustentável e jardim sensorial por meio da aprendizagem baseada em projetos - ABP
Autor(es): Silva, Jander Ramires Rodrigues
Primeiro Orientador: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martinez de
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral, Cinara Calvi Anic
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Iarima Naama Ferreira
Resumo: O Desenvolvimento Sustentável (DS) está alicerçado em três pilares: Ambiental, Econômico e Social. Nos dias atuais, com os avanços tecnológicos e processos produtivos inovadores, de que forma os alunos estão aprendendo esse conceito? Para essa pesquisa, foi utilizado um Jardim Sensorial (JS) já implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, aos alunos do 1.° ano do Ensino Médio da turma do Curso Técnico em Química, onde estabeleceu-se a seguinte pergunta problema: “Como desenvolver atividades para o ensino do Desenvolvimento Sustentável a partir de um Jardim Sensorial?”. O objetivo geral foi investigar as contribuições de um JS para a compreensão do Desenvolvimento Sustentável e seus Objetivos, a alunos do 1.° ano do ensino médio. E como objetivos específicos, propor a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia de ensino para abordagem do DS a partir da Agenda 2030 da ONU, por meio do JS. E além disso, verificar as potencialidades sobre o uso do JS como recurso didático e espaço não formal de ensino, para a promoção do DS e seus Objetivos. A abordagem de pesquisa foi qualitativa e o método de ensino adotado foi baseado na ABP. A inserção do tema alinhou-se à Base Nacional Comum Curricular, no contexto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, bem como os Temas Contemporâneos Transversais. O projeto ABP foi elaborado em forma de oficina com duração de três horas (3h) apresentando o JS como espaço não formal de ensino, de forma a promover a sensibilização dos alunos para questões ambientais. Após o processo metodológico observou-se que os alunos conseguiram relacionar o DS ao JS, através da observação e análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030, apresentando características dos conceitos tratados durante a Oficina “Procurando o Desenvolvimento Sustentável. E na socialização dos artefatos elaborados pelos grupos, ficou clara que os alunos conseguiram responder a questão motriz trabalhada na estrutura da Oficina em ABP no Quadro 2.
Abstract: Sustainable Development (SD) is based on three pillars: Environmental, Economic and Social. Nowadays, with technological advances and innovative production processes, how are students learning this concept? For this research, a Sensory Garden (JS) already implemented at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Manaus Centro, was used for students of the 1st year of High School in the class of the Technical Course in Chemistry, where it established the following problem question: “How to develop activities for teaching Sustainable Development from a Sensory Garden?”. The general objective was to investigate the contributions of a JS to the understanding of Sustainable Development and its Objectives, to students of the 1st year of high school. And as specific objectives, to propose Project-Based Learning (PBL) as a teaching methodology to approach SD based on the UN's 2030 Agenda, through the JS. And in addition, verify the potential of using JS as a didactic resource and non-formal teaching space, for the promotion of DS and its Objectives. The research approach was qualitative and the teaching method adopted was based on PBL. The insertion of the theme was aligned with the National Common Curricular Base, in the context of competences and abilities to be developed by the students, as well as the Transversal Contemporary Themes. The ABP project was developed in the form of a workshop lasting three hours (3h) presenting the JS as a non-formal teaching space, in order to promote students' awareness of environmental issues. After the methodological process, it was observed that the students were able to relate the SD to the JS, through observation and analysis of the Sustainable Development Goals (SDGs) that are part of the 2030 Agenda, presenting characteristics of the concepts addressed during the Workshop “Looking for Sustainable Development. And in the socialization of the artifacts elaborated by the groups, it was clear that the students were able to answer the driving question worked on in the structure of the PBL Workshop in Table 2.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Jardim Sensoria
Espaço não formal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SILVA, Jander Ramires Rodrigues. Desenvolvimento sustentável e jardim sensorial por meio da aprendizagem baseada em projetos - ABP. 2023. 43 p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1705
Data do documento: 8-Fev-2023
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