Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1695
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da física moderna na relatividade usando o GPS como ferramenta didática
Autor(es): Souza, Cristian Maria Costa de
Primeiro Orientador: Salmon, Dr. Octavio Daniel Rodriguez
metadata.dc.contributor.referee1: Salmon, Octavio Daniel Rodriguez
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Ijanílio Gabriel de
metadata.dc.contributor.referee3: Borges, Denilson da Silva
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo contribuir para o ensino da Física Moderna com o uso do GPS, por meio da criação, implementação e avaliação de uma sequência didática baseada na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), utilizando como base a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e o modelo proposto por Marco Antônio Moreira. A pesquisa foi realizada em quatro turmas, três turmas do segundo ano e uma do terceiro ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Sérgio Mendonça de Aquino, localizada na zona rural da vila de Novo Remanso, no município de Itacoatiara-AM. O objetivo principal foi despertar o interesse dos alunos em compreender o funcionamento do GPS, uma tecnologia tão presente no cotidiano. Com o intuito de alcançar esse objetivo, utilizaram-se diversos recursos didáticos, como vídeos, questionários e atividades práticas, seguindo os passos recomendados pelo Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF). Ao longo da aplicação do produto educacional e na produção desta dissertação, constataram-se muitos momentos de aprendizado e, com isso, obteve-se o sucesso esperado. O interesse dos alunos em compreender como o GPS funciona foi despertado e eles puderam perceber a aplicabilidade dessa tecnologia em suas vidas diárias. Nesse contexto, a abordagem da Aprendizagem Significativa de Ausubel e o modelo proposto por Moreira mostraram-se extremamente eficazes no processo de ensino e aprendizagem, ao promoverem a conexão dos conhecimentos prévios dos alunos com o conteúdo abordado, e relacionarem esse conteúdo com situações do cotidiano. A sequência didática, baseada na aprendizagem significativa permitiu uma abordagem mais contextualizada e significativa do tema, favorecendo a compreensão dos alunos e contribuindo para o seu engajamento no estudo da Física Moderna. A partir dos resultados obtidos, espera-se que este trabalho possa servir de referência e inspiração para outros educadores que desejem ensinar a Física Moderna com o GPS de forma mais efetiva, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: This dissertation aims to contribute to the teaching of GPS in Modern Physics, through the creation, implementation and evaluation of a didactic sequence based on the Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS), using as a basis the theory of Meaningful Learning by David Ausubel and the model proposed by Marco Antônio Moreira. The research was carried out in four classes, three in the second year and one in the third year of the high school, at the Sérgio Mendonça de Aquino State School, located in the rural area of the village of Novo Remanso, in the municipality of Itacoatiara. The main objective was to awaken students’ interest in understanding how GPS works, a technology so present in everyday life. In order to achieve this objective, various teaching resources were used, such as videos, questionnaires and practical activities, following the steps recommended by the National Professional Master’s Degree in Physics Teaching (MNPEF). Throughout the application of the educational product and the production of this dissertation, many learning moments were found and, as a result, the expected success was achieved. The students’ interest in understanding how GPS works was awakened and they were able to see the applicability of this technology in their daily lives. In this context, Ausubel’s Meaningful Learning approach and the model proposed by Moreira proved to be extremely effective in the teaching and learning process, by promoting the connection of students’ prior knowledge with the content covered and relating this content to everyday situations. The didactic sequence based on meaningful learning allowed a more contextualized and meaningful approach to the topic, favoring students’ understanding and contributing to their engagement in the study of Modern Physics. Based on the results obtained, it is hoped that this work can serve as a reference and inspiration for other educators who wish to teach GPS more effectively, arousing students’ interest and curiosity, as well as promoting more meaningful learning.
Palavras-chave: Física moderna
Física - ensino
GPS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SOUZA. Cristian Maria Costa de. O ensino da física moderna na relatividade usando o GPS como ferramenta didática. 2024. 83 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1695
Data do documento: 30-Out-2024
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da física moderna na relatividade usando o GPS como ferramenta didática_Cristian Maria Costa de Souza_2025.pdfDissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.