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Tipo: Dissertação
Título: Teoria da relatividade restrita de Einstein para alunos do ensino médio utilizando filmes de ficção científica como recurso didático
Autor(es): Mendes, Raimundo Wagner Pereira
Primeiro Orientador: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee2: Rivera, Jose Anglada
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Denise Andrade do
Resumo: A teoria da relatividade restrita, desenvolvida pelo físico Albert Einstein, considera que o tempo e o espaço estão intrinsicamente relacionados. De acordo com a teoria da relatividade restrita, a velocidades próximas à da luz, o tempo e o espaço passam a ser relativos. A proposta deste trabalho é utilizar uma estratégia de ensino que facilite a compreensão desses conceitos através de uma sequência didática utilizando o entretenimento como ação facilitadora e significativa com a apresentação dos filmes de ficção científica, Interestelar (2014) e Planeta dos Macacos (1968), aclamados pelos críticos de cinema, os quais apresentam com clareza os fundamentos da Teoria da Relatividade Restrita de Einstein. O produto educacional foi aplicado numa turma da 2ª Série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual na cidade de Manaus-AM. Tendo como base teórica a aprendizagem significativa de Ausubel, o filme foi exibido em consonância com a apresentação dos postulados de Einstein e alguns conceitos da Teoria da Relatividade Restrita para que acontecesse exatamente o confronto do senso comum com o estudo da ciência para que os alunos conseguissem perceber a importância da construção do conhecimento físico como parte significante no processo de aprendizagem. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e, como produto educacional, apresentamos um texto de apoio ao professor que desejar utilizar filmes com abordagem investigativa para o ensino de conceitos científicos.
Abstract: The theory o of restricted relativity, developed by physicist Albert Einstein, considers that time and space are intrinsically related. According to the theory of special relativity, at speeds close to that of light, time and space become relative. The purpose of this work is to use a teaching strategy that facilitates the understanding of these concepts through a didactic sequence using entertainment as a facilitating and meaningful action with the presentation of science fiction films, Interstellar (2014) and Planet of the Apes (1968), acclaimed by film critics, which clearly present the foundations of Einstein's Special Theory of Relativity. The educational product was applied to a 2nd grade high school class at a state public school in the city of Manaus-AM. Having Ausubel's significant learning as its theoretical basis, the film was shown in line with the presentation of Einstein's postulates and some concepts from the Special Theory of Relativity so that the confrontation between common sense and the study of science could take place, so that students could achieve realize the importance of building physical knowledge as a significant part of the learning process. The data collected was analyzed qualitatively and, as an educational product, we present a text to support teachers who wish to use films with an investigative approach to teaching scientific concepts.
Palavras-chave: Teoria da relatividade
Sequência didática
Aprendizagem significativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: MENDES, Raimundo Wagner Pereira. Teoria da relatividade restrita de Einstein para alunos do ensino médio utilizando filmes de ficção científica como recurso didático. 2024. 103 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Universidade Federal do Amazonas, Polo 4, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1683
Data do documento: 8-Out-2024
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