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Tipo: Dissertação
Título: As necessidades formativas do professor do AEE diante de demandas emergentes
Autor(es): Castro, Suzy Aparecida Batista de
Primeiro Orientador: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee2: Anic, Cinara Calvi
metadata.dc.contributor.referee3: Lemos, Cátia de
Resumo: As escolas desempenham um papel importante no desenvolvimento de cidadãos críticos, autoconscientes, proativos e inclusivos. A inclusão, como ação e valor, é um tema importante na instituição escolar de ensino básico, devido às vivências einterações de todos acontecerem, ao longo de, pelo menos, 12 anos, naquele espaço. Sua discussão torna-se necessária para promover naturalmente o respeito, o autoconhecimento e a capacidade de lidar com as especificidades do outro, quer sejam suas habilidades, quer sejam suas limitações. No que se refere à pessoa com deficiência, a inclusão escolar se dá principalmente por meio da modalidade de educação especial, e esta é operacionalizada pelo sistema público educacional por meio de diferentes instâncias e instrumentos diversificados, sendo uma delas o Atendimento Educacional Especializado –AEE. Diante do cenário atual, da expansão e complexificação deste público, há urgências e emergências formativas daqueles que atuam diretamente nas Salas de Recursos (SRMs) que ofertam o AEE. Por isso, a presente pesquisa tem como objetivo geral “conhecer as necessidades formativas dos docentes que atuam no AEE da rede pública do município de Manaus”. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que focalizou os professores atuantes nas SRMs do sistema público de ensino (SEMED MAO e SEDUC- AM). Dada a complexidade da pesquisa, principalmente no âmbito da gestão institucional das SRMs, e sendo a pesquisa de base exploratória, trabalhamos com a amostragem “bola de neve”, por meio da qual os participantes aderem de forma voluntária à pesquisa. Realizamos inicialmente uma Roda de Conversa com professores atuantes no AEE no estado do Amazonas, com o tema: “Diálogos Docentes acerca das Necessidades Formativas do Contexto Inclusivo”. No segundo momento, fora encaminhado via e-mail aos participantes do encontro referido um questionário semiestruturado, elaborado no Google Forms. As perguntas do questionário contextualizaram os objetivos da pesquisa, visando o funcionamento do AEE, a relação do professor com suas práticas pedagógicas, e suas necessidades formativas dado o processo inclusivo. Pudemos, a partir dos respondentes, identificar muitas das suas emergências de formação, sendo o trabalho pedagógico no contexto dos transtornos globais do desenvolvimento uma delas; demanda esta que fora, por fim, contemplada no produto educacional. O produto educacional consistiu numa oficina pedagógica intitulada “Propostas Pedagógicas para o Trabalho Docente no Contexto dos Transtornos Globais do Desenvolvimento voltada para os professores do AEE. No processo de validação do produto, os resultados demonstraram sua relevância junto ao seu público-alvo, sendo a compreensão dos conteúdos e a pertinência dos temas trabalhados os pontos de destaque. O estudo concluiu que, diante da complexidade da educação inclusiva e das demandas formativas dos docentes do AEE, faz-se necessário o envidar de iniciativas voltadas para o aprimoramento das práticas pedagógicas destes professores, com vistas a consolidar a inclusão escolar dos alunos com deficiência.
Abstract: Schools play an important role in developing critical, self-aware, proactive, and inclusive citizens. Inclusion, as both an action and a value, is a key theme in basic education institutions due to the experiences and interactions that take place over at least 12 years in this environment. Discussing inclusion is essential for naturally fostering respect, self-awareness, and the ability to address the specificities of others, whether related to their abilities or limitations. Regarding individuals with disabilities, school inclusion primarily occurs through special education, which is implemented by the public educational system through various instances and diverse instruments, one of which is the Specialized Educational Service (AEE). Given the current scenario, along with the expansion and increasing complexity of this student population, there is an urgent need for training programs for professionals working directly in the Resource Rooms (SRMs) that provide AEE. Therefore, the general objective of this research is "to identify the training needs of teachers working in AEE within the public education system of the municipality of Manaus." This study is classified as applied research with a qualitative approach, employing a case study methodology. It focuses on teachers working in SRMs within the public school system (SEMED-MAO and SEDUC-AM). Considering the complexity of the research, particularly within the institutional management of SRMs, and given its exploratory nature, a snowball sampling method was employed, allowing participants to voluntarily join the study. Initially, a Conversation Circle was conducted with teachers working in AEE in the state of Amazonas, centered on the theme: "Teacher Dialogues about the Formative Needs in an Inclusive Context." Subsequently, a semi-structured questionnaire, designed in Google Forms, was sent via email to the meeting participants. The questionnaire aimed to contextualize the research objectives, addressing the operation of AEE, teachers' relationships with their pedagogical practices, and their training needs in light of the inclusive education process. From the responses, several training gaps were identified, with pedagogical work related to global developmental disorders emerging as a major concern. This demand was ultimately addressed in the educational product developed in this study. The educational product consisted of a pedagogical workshop titled "Pedagogical Proposals for Teaching Work in the Context of Pervasive Developmental Disorders," designed for AEE teachers. During the product validation process, the results highlighted its relevance to the target audience, particularly in terms of content comprehension and the significance of the topics covered. The study concluded that, given the complexity of inclusive education and the professional development needs of AEE teachers, initiatives must be undertaken to enhance pedagogical practices. These efforts are essential for strengthening the school inclusion process for students with disabilities.
Palavras-chave: Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Necessidades formativas
Salas de Recursos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: CASTRO, Suzy Aparecida Batista de. As necessidades formativas do professor do AEE diante de demandas emergentes. 2024. 185 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1680
Data do documento: 27-Dez-2024
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