Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTravassos, Ana Graziela Gomes-
dc.creatorLopes, Iarima Naama Ferreira-
dc.creatorLucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de-
dc.date.accessioned2025-02-11T19:30:03Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-11T19:30:03Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationTRAVASSOS, Ana Graziela Gomes; LOPES, Iarima Naama Ferreira; LUCENA, Juliana Mesquita Vidal Martínez de. Jardim sensorial: perspectivas para o ensino contextualizado na Amazônia. In: SERRA, V. J. A.; AMAZONAS-PASSOS, M. R. (org.). Reflexões e experiências do NEABI-CMC: educação, políticas públicas, arte e cultura étnico-racial. Manaus: NEABI-CMC, 2024. E-book, cap. 6, p. 91-108. ISBN 978-65-85652-75-9.pt_BR
dc.citation.spage91pt_BR
dc.citation.epage108pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-85652-75-9pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1650-
dc.description.resumoIdealizados originalmente para estimular pessoas com deficiências, os Jardins Sensoriais (JS) podem se constituir em um poderoso recurso de ensino. A partir de uma pesquisa de mestrado realizada no IFAM Campus Manaus Centro, o JS foi implantado com alunos do ensino médio integrado, por meio de oficinas estruturadas utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os conteúdos transversais e o uso da ABP permitiram visualizar o potencial transformador do uso de recursos naturais, embasado nos princípios da sustentabilidade e da construção coletiva, com perspectivas de aplicação para todas as áreas e contextos de ensino, inclusive em áreas remotas da Amazônia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2025-02-11T19:30:03Z No. of bitstreams: 1 Capitulo 6_Jardim sensorial---_Ana Graziela Travassos_Iarima Naama Lopes_Juliana Mesquita de Lucena_2024.pdf: 10004443 bytes, checksum: 529169883e27b4ff481974db375b34b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T19:30:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Capitulo 6_Jardim sensorial---_Ana Graziela Travassos_Iarima Naama Lopes_Juliana Mesquita de Lucena_2024.pdf: 10004443 bytes, checksum: 529169883e27b4ff481974db375b34b9 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJardim sensorialpt_BR
dc.subjectABPpt_BR
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleJardim sensorial: perspectivas para o ensino contextualizado na Amazôniapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
Aparece nas coleções:PCS E-Books

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jardim sensorial-perspectivas para o ensino_Ana Graziela Travassos_Iarima Naama Lopes_Juliana Mesquita de Lucena_2024.pdfCapítulo de livro_NEABI_IFAM Campus Manaus Centro9,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.