Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1611
Tipo: | Outro |
Título: | Ateliê biográfico: tecendo e entrelaçando histórias - Ressignificando nossas práticas docentes |
Autor(es): | Santos, Tereza de Jesus dos Normando, Tarcisio Serpa |
Resumo: | O presente produto educacional Ateliê Biográfico de Projeto: tecendo e entrelaçando histórias ressignificando nossas práticas docentes, resulta da pesquisa denominada “Narrativas insubmissas, de resistências e empoderamento: uma proposta para a formação de professores a partir da afroperspectiva por uma educação pluriversal”, desenvolvida na Linha 1 do Programa Pós-Graduação em Ensino Tecnológico: Processos para a Eficácia na Formação de professores e no trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico. Tem como principal objetivo, contribuir com a formação continuada de professores para a Educação das Relações Étnico Raciais (ERER), a partir da afroperspectivista e que se propõe no constructo de uma educação pluriversal para a efetividade do trabalho educativo que atenda a diversidade étnico-racial existente na escola e assim, propõe-se a cumprir o que preconiza os dispositivos legais quanto a obrigatoriedade da Lei 10.639/03, que busca resgatar, reconhecimento e valorizar a produção de conhecimento e da circularidade dos saberes dos negros africanos e em diáspora . Efetivando assim, uma educação antirracista e decolonial indispensáveis para a construção do mútuo respeito e equidade entre as pessoas. |
Abstract: | Project Workshop: weaving and intertwining stories, resignifying our teaching practices" stems from the research entitled "Insubmissive Narratives, of Resistances and Empowerment: a proposal for teacher training based on Afro-perspective for a pluriversal education", developed within Line 1 of the Postgraduate Program in Technological Teaching: Processes for Effectiveness in Teacher Training and Pedagogical Work in Technological Teaching Contexts. Its main objective is to contribute to the continuing education of teachers for the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER), based on an Afro perspective agenda and proposing a construct of pluriversal education for the effectiveness of educational work that addresses the ethnic-racial diversity existing in schools. Thus, it aims to comply with what is advocated by legal provisions regarding the obligation of Law 10.639/03, which seeks to rescue, recognize, and valorize the production of knowledge and the circularity of the knowledge of Africans and the African diaspora. Thus, effectuating an indispensable anti-racist and decolonial education for the construction of mutual respect and equity among people. |
Palavras-chave: | Formação de professores Narrativas (auto)biográficas Educação antirracista Ateliê biográfico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | SANTOS, Tereza de Jesus dos ; NORMANDO, Tarcísio Serpa. Ateliê biográfico: tecendo e entrelaçando histórias - Ressignificando nossas práticas docentes. 2024. 40 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1611 |
Data do documento: | 23-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ateliê biográfico-tecendo e entrelaçando histórias - Ressignificando nossas práticas docentes_Tereza de Jesus dos Santos_2024.pdf | Produto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 15,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.