Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1609
Tipo: Outro
Título: Café com formação: reflexões sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa
Autor(es): Lopes, Dennys Teles
Silva, Josiani Mendes
Resumo: A Formação continuada “Café com formação: reflexões sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa” é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “Avaliação formativa: uma experiência de formação de professores mediada por Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no município de Manacapuru” desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). A finalidade do produto é oportunizar um espaço para reflexão e diálogo sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. Além disso, através das ações formativas entre teoria e prática o participante poderá (trans)formar sua concepção e prática avaliativa. Este material está organizado em dois capítulos: o primeiro, "Saberes sobre a Avaliação da Aprendizagem na perspectiva formativa", que apresenta os conceitos chaves e os fundamentos da temática em questão; e o segundo, onde apresentamos as "Características gerais do café com formação", contendo a visão geral do planejamento, os roteiros de atividades e os roteiros de aprendizagem a serem realizados pelos participantes. Destacamos que o café com formação possui carga horária de 15 horas, organizada para acontecer em cinco encontros presenciais ou online, com 3 horas de discussão para cada dia, no qual devemos contemplar: aulas dialogadas que permitam a interação entre reflexão, teoria e prática; o desenvolvimento da criatividade dos participantes; práticas supervisionadas e a promoção de debates. Por fim, esperamos que este material possa subsidiar momentos formativos aos professores e muita aprendizagem.
Abstract: The continuing training “Coffee with training: reflections on learning assessment from a formative perspective” is the result of master's research entitled “Formative assessment: a teacher training experience mediated by Digital Information and Communication Technology in the municipality of Manacapuru” developed in the course Professional Master's Degree in Technological Education from the Postgraduate Program in Technological Education (PPGET) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). The purpose of this is to provide a space for reflection and dialogue on learning assessment from a formative perspective. Furthermore, through training actions between theory and practice, the participant will be able to (trans)form their conception and evaluation practice. This material is organized into two parts: the first, "Knowledge about Learning Assessment from a formative perspective", which presents the key concepts and foundations of the topic in question; and the second, where we present the "General characteristics of the café with training", containing the overview of the planning, the activity itineraries and the learning itinerary to be carried out by the participants. We highlight that the training café has a 15-hour workload, organized to take place in five face-to-face or online meetings, with 3 hours of discussion each day, in which we must include: dialogued classes that allow interaction between reflection, theory and practice; the development of participants’ creativity; supervised practices and the promotion of debates. Finally, we hope that this material can support training moments for teachers and a lot of learning.
Palavras-chave: Avaliação formativa
Formação continuada de professores
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: LOPES, Dennys Teles ; SILVA, Josiani Mendes . Café com formação: reflexões sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. 2024. 39 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1609
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Café com formação-reflexões sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa_Dennys Teles Lopes_2024.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro178,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.