Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1594
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação formativa: uma experiência de formação de professores mediada por tecnologia digital de informação e comunicação no município de Manacapuru
Autor(es): Lopes, Dennys Teles
Primeiro Orientador: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Eliane Batista
Resumo: A pesquisa propõe-se discutir sobre a avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. Esta pesquisa foi importante, porque tratou a avaliação como processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da avaliação formativa mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e tem como objetivo refletir no âmbito da formação de professores em exercício, sobre a adoção da avaliação formativa na prática docente, a partir da experiência com o uso das TDICs. Desse modo, apoiando-se nos teóricos Carpim (2020), Silva (2018), Villas Boas (2016), Luckesi (2014), Gatti (2014) entre outros, discutimos e refletimos sobre as concepções, características, elementos da avaliação formativa, bem como a formação de professores e os instrumentos de avaliação. Esta pesquisa buscou responder o seguinte problema: Como levar os professores a refletirem no âmbito da formação em exercício, sobre a adoção da avaliação formativa na prática docente, a partir da experiência com o uso das TDICs? Para concretizar os objetivos propostos foi utilizada a metodologia do estudo de caso de Yin (2015), optamos por este método por considerá-lo adequado à investigação do objeto de estudo, pois nos ajudou a conhecer e interpretar os fenômenos acerca da avaliação formativa. Os participantes da pesquisa foram os professores, da zona rural, do Sistema Municipal de Ensino, do município de Manacapuru/Am. Utilizamos o grupo focal como técnica de coleta de dados para obter os dados da pesquisa. Os dados coletados nas entrevistas foram estruturados e interpretados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016), estruturada em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados. A análise revela que os professores, ao encerrarem a formação inicial e ao enfrentarem suas responsabilidades docentes, estão despreparados para assumir o papel de avaliadores, visto que lhes faltam fundamentos teóricos que embasem suas práticas avaliativas. Em vez disso, eles acreditam em suas experiências anteriores como alunos. Os dados também evidenciam a necessidade de formação continuada em avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa, conforme indicado pelas observações feitas pelos professores entrevistados. Diante desses resultados, elaboramos uma proposta de produto educacional, através de uma formação intitulada “Café com formação: reflexões sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa”, cujo objetivo foi proporcionar aos professores formação continuada em avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa, através de reflexão e discussão sobre a ação avaliativa, como também concepções, finalidades e técnicas de avaliação formativa. Para validar a proposta, aplicamos o produto com um grupo de professores do Ensino Fundamental anos finais de uma escola municipal do município de Manacapuru/AM, localizada na zona rural. Os professores avaliaram positivamente a proposta do café com formação a partir de seus elementos constitutivos, fornecendo contribuições e sugestões para melhoria da proposta.
Abstract: The research proposes to discuss the assessment of learning from a formative perspective. This research was important because it treated assessment as a teaching and learning process from the perspective of formative assessment mediated by Digital Information and Communication Technologies. This research is of a qualitative nature, and aims to investigate how to lead teachers to broaden their perspective on assessment, and to include formative assessment, mediated by TDICs, in their teaching practice. In this way, relying on theorists Carpim (2020), Silva (2018), Villas Boas (2016), Luckesi (2014), Gatti (2014) among others, we discuss and reflect on the conceptions, characteristics, elements of formative assessment, as well as teacher training and assessment instruments. This research sought to answer the following problem: How to get teachers to reflect, within the scope of in-service training, on the adoption of formative assessment in teaching practice, based on experience with the use of TDICs? To achieve the proposed objectives, Yin's (2015) case study methodology was used. We chose this method as we considered it suitable for investigating the object of study, as it helped us to understand and interpret the phenomena surrounding formative assessment. The research participants were teachers, from rural areas, from the Municipal Education System, from the municipality of Manacapuru/Am. We used the focus group as a data collection technique to obtain research data. The data collected in the interviews were structured and interpreted using the Content Analysis Technique, according to Bardin (2016), structured in three phases: 1) pre analysis; 2) exploration of the material and 3) treatment of results. The analysis reveals that teachers, upon completing their initial training and facing their teaching responsibilities, are unprepared to assume the role of evaluators, as they lack theoretical foundations that support their evaluation practices. Instead, they believe in their past experiences as students. The data also highlights the need for continued training in learning assessment from a formative perspective, as indicated by the observations made by the interviewed teachers. In view of these results, we developed a proposal for an educational product, through a training entitled “Coffee with training: reflections on learning assessment from a formative perspective”, whose objective is to provide teachers with continued training in learning assessment from a formative perspective, through reflection and discussion about the evaluation action, as well as concepts, purposes and techniques of formative evaluation. To validate the proposal, we applied the product with a group of elementary school teachers in the final years of a municipal school in the city of Manacapuru/AM, located in a rural area. The teachers positively evaluated the coffee proposal with training based on its constituent elements, providing contributions and suggestions for improving the proposal.
Palavras-chave: Avaliação formativa
Formação continuada
TDIC como instrumento de avaliação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: LOPES, Dennys Teles. Avaliação formativa: uma experiência de formação de professores mediada por tecnologia digital de informação e comunicação no município de Manacapuru. 2024. 151 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1594
Data do documento: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação formativa-uma experiência de formação de professores mediada por tecnologia digital de informação e comunicação no_Dennys Teles Lopes_2024.pdfDissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.