Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1593
Tipo: | Dissertação |
Título: | Lixo eletrônico: o meu e o seu – e agora! como proceder em sala de aula? |
Autor(es): | Oliveira, Fernanda Miranda de |
Primeiro Orientador: | Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marques, Jean Dalmo de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee3: | Fernandes, Afonso Fonseca |
Resumo: | O Brasil descartou apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, dos quais menos de 3% foram reciclados. O país é um dos líderes do ranking na produção de lixo eletrônico, ocupando a quinta posição mundial e a primeira na América Latina. A escola tem papel fundamental na sociedade, não só como espaço para disseminação do conhecimento, mas também como um ambiente para o desenvolvimento de um pensamento crítico e consciente sobre as questões atuais. Neste contexto, destaca-se a importância de aprimorar o ensino sobre a temática do lixo eletrônico em cursos voltados a formação de técnicos em informática. Evidencia-se como fatores que reforçam essa necessidade: a falta de material didático que auxilie os professores na abordagem da temática em sala de aula, a limitação teórica e prática de estratégias de ensino, o desconhecimento dos alunos e professores quanto a legislação, decretos, resoluções e normas que regem a correta gestão do lixo eletrônico, e ainda a composição química destes resíduos sólidos. Compreender os impactos ambientais potenciais do lixo eletrônico e como gerenciá-lo de forma eficaz é fundamental para uma formação completa. Portanto, buscamos com essa pesquisa responder à seguinte questão: Como abordar a temática lixo eletrônico com os alunos do curso técnico em informática da educação e tecnológica de modo a torná-los profissionais conscientes de suas responsabilidades ambientais? Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo foi planejar e implementar uma oficina pedagógica participativa sobre a temática do lixo eletrônico no curso técnico em informática da educação profissional e tecnológica. O trabalho foi desenvolvido na Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas no prédio do Instituto Benjamin Constant. Os sujeitos da pesquisa foram 24 alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Informática da Educação Profissional e Tecnológica. Utilizou-se do procedimento da pesquisa-ação com enfoque qualitativo. Foi realizada uma oficina pedagógica organizada em quatro Módulos, sendo o último módulo uma exposição de quadros de lixo eletrônico produzidos pelos alunos. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários. Os resultados indicam que a oficina pedagógica foi eficaz em ampliar o conhecimento dos alunos sobre a temática do lixo eletrônico. Eles estão agora mais sensíveis às questões relacionadas, como o descarte adequado, da necessidade de conscientização e informação, e a importância da gestão correta do lixo eletrônico. |
Abstract: | In 2019 alone, Brazil discarded more than 2 million tons of electronic waste, of which less than 3% was recycled. The country is one of the leaders in the ranking in the production of electronic waste, occupying fifth position worldwide and first in Latin America. The School System performs fundamental role in society, as a space for the dissemination of knowledge, and as an environment for the development of critical and conscious thinking about current issues. In this context, the importance of improving teaching on the subject of electronic waste in courses aimed at training IT technicians stands out. The Factors that reinforce this need are evident: the lack of teaching material that helps teachers address the topic in the classroom; the theoretical and practical limitation of teaching strategies; the lack of knowledge among students and teachers regarding legislation, decrees, resolutions, and standards that govern the correct management of electronic waste; and, also, the chemical composition of this solid waste are factors that reinforce this need. Understanding the potential environmental impacts of electronic waste and how to manage it effectively is essential for complete professional training. Therefore, with this research, we sought to answer the following question: How to approach the topic of electronic waste with students on the technical course in IT education and technology in order to make them professionals aware of their environmental responsibilities? In this context the general objective of this study was to plan and implement a participatory pedagogical workshop on the topic of electronic waste in the IT Technician course in Professional and Technological Education. The work was developed at the Professional and Technological Education Unit of the Amazonas Technological Education Center in the Benjamin Constant Institute building. The research subjects were 24 students from the High School Technical Course in IT in Professional and Technological Education. The action research procedure with a qualitative focus was used. We held a pedagogical workshop organized into four Modules, the last module being an exhibition of electronic waste paintings produced by students. Data collection took place through the application of questionnaires. The results indicate that the pedagogical workshop was effective in expanding students' knowledge on the topic of electronic waste. They are now more aware of proper disposal options, the need for awareness and information, and the importance of correctly managing e-waste. |
Palavras-chave: | Oficina pedagógica Lixo eletrônico Educação profissional e tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) |
Citação: | OLIVEIRA, Fernanda Miranda de. Lixo eletrônico: o meu e o seu – e agora! como proceder em sala de aula? 2024. 246 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1593 |
Data do documento: | 7-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lixo eletrônico o meu e o seu – e agora! como proceder em sala de aula_Fernanda Miranda de Oliveira_2024.pdf | Dissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 14,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.