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Tipo: Dissertação
Título: Curso Arumã e formação de professores na Amazônia: contributos para a educação especial
Autor(es): Braga, Waldeilson Martins
Primeiro Orientador: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee3: Lemos, Cátia
Resumo: Uma das questões fundamentais quando se trata de educação especial, concebendo-a como forma de combater o processo de exclusão que vem marcando toda a história da pessoa com deficiência, em contexto escolar, diz respeito ao papel da formação do professor. Seja na formação de licenciandos seja na formação de professores em campo, essa formação, para além do domínio de técnicas, de didática e recursos pedagógicos deve buscar, sobretudo, uma mudança de mentalidade em relação à deficiência, o quê, por sua vez, implica a desconstrução de conceitos, de visões, de práticas culturais escolares que limitam a ação inclusiva. Assim, ações que tenham o enfoque na formação de professores na perspectiva da educação especial na perspectiva inclusiva assumem certa responsabilidade neste cenário, uma vez que se espera ao ofertar um curso desta natureza possibilitar aos que o fazem principalmente um repensar-se como docentes, refletindo esta ação reflexiva nas práticas pedagógicas e escolares a partir de então em prol da inclusão social. Nesse percurso, ao tratarmos acerca da formação de professores em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, tomamos o curso denominado ARUMÃ/IFAM do campus Manaus- Centro, Instituto Federal do Amazonas, em formato de aperfeiçoamento, que promoveu em suas edições, a formação direta de professores e outros profissionais da educação tanto na capital, quanto no interior do estado do Amazonas e do Pará, alcançando municípios como Iranduba, Presidente Figueiredo e Prefeitura de Oriximiná. Este trabalho se ocupou da oferta do curso Arumã no período compreendido entre 2010 e 2015, buscando responder a pergunta central: Que perspectivas acerca da educação especial foram trabalhadas junto aos professores que vivenciaram um processo formativo ofertado pelo curso Arumã/IFAM? Pelo exposto, a pesquisa, um estudo de caso, em uma abordagem qualitativa intencionou apresentar um panorama da formação ofertada pelo curso Arumã aos professores da educação básica em educação especial, considerando-se sua proposta formativa, nos documentos referentes às edições do curso no período em recorte. Como resultado, pode-se pontuar que as ações do Arumã vieram preencher uma lacuna no processo inclusivo, qual seja, a formação de profissionais para o trabalho pedagógico com público de interesse da educação especial. Ainda, no sentido de contribuir com o processo inclusivo, a pesquisa traz como proposta de produto educacional um componente curricular a ser inserido nas formações de professores, intitulado “Tópicos de literatura Inclusiva e Literatura Surda.
Abstract: One of the most fundamental questions when we deal with special education, conceiveing it as a way to fight against the exclusion process that has marked the entire history of people with disabilities, in a school context, concerns the role of teacher formation. Whether in the formation of graduate students or in the training of teachers in the field of action, this training, in addition to mastering techniques, didactics and pedagogical resources, must seek, mainly, a change of mentality in relation to disability, which, in turn, implies the deconstruction of concepts, visions, and school cultural practices that limit inclusive action. So, actions that have the emphsis in the teachers formation from the perspective os special education in an inclusive vision assume a responsability in this scenario, once offering a course of this nature is expected to enable those who mainly do so to rethink themselves as teachers, reflecting this reflexive action in pedagogical and school practices from then on in favor of social inclusion. In this way when we are treating with the formation of teachers in the perspective of inclusive education, we took the course called ARUMÃ/IFAM on the Manaus-Center campus, Instituto Federal do Amazonas, in an improvement format, that promoted in its editions, the direct formation of teachers and others education professionals as well as in capital and the countryside of the Amazonas state and Pará, reaching municipalities such as Iranduba, Presidente Figueiredo and Oriximiná. This work focused on offering the Arumã course in the period between 2010 and 2015, trying to answer the central question: What perspectives on special education were worked on with teachers who experienced a formation process offered by the Arumã/IFAM course? By the exposed, this research , a study case, in a qualitative approach, intended to investigate the scope of this formation, presenting an overview of the training offered by the Arumã course to teachers of basic education in special education, considering its formative proposal, in the documents referring to the editions of the course in the period in question. As a result, we may affirm that the actions of the Arumã helped to fill the gap in the inclusive process, that is, the formation of professionals for pedagogical work with special education stakeholders, so this research brings as a proposal for an educational product a curricular component to be included in teacher formation, entitled “Topics of Inclusive Literature and Deaf Literature”.
Palavras-chave: Amazônia
Curso Arumã
Formação em educação especial
; Literatura inclusiva
Literatura surda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: BRAGA, Waldeilson Martins. Curso Arumã e formação de professores na Amazônia: contributos para a educação especial. 2024. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1591
Data do documento: 27-Mar-2024
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