Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1555
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização de indicadores naturais ácido-base no ensino de ciências para alunos do 9°ano do ensino fundamental em uma escola estadual
Autor(es): Pantoja, Raiany do Nascimento
Primeiro Orientador: Melo, Ana Claudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Ana Claudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Villani, Fernanda Tunes
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Luene Cristina Santos de
Resumo: Os indicadores naturais de pH consistem em extratos ou corantes extraídos de vegetais, utilizando água ou etanol. No entanto, a responsável por possibilitar a mudança de cor em soluções ácida, como o vinagre e básica, como a água sanitária são as antocianinas. Pigmentos encontrados em vegetais, que permitem essa alteração toda vez que um produto ácido ou básico entra em contato com a solução indicadora. Logo, utilizar esses indicadores naturais para contextualizar os assuntos de ácido e base, permite ao professor do ensino de ciência trabalhar os conceitos de maneira interativa com os alunos, não se restringindo ao uso de materiais ou substâncias laboratoriais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo aplicar uma aula experimental em sala de aula, utilizando os indicadores naturais de cebola roxa (Allium ceppa L.), cúrcuma (Curcuma longa L.) e pitaya (Hylocereus polyrhizus) para trabalhar o assunto de ácido base com os alunos do 9° ano do ensino fundamental. Sendo assim, essa pesquisa trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, onde o experimento e os questionários (pré-teste e pós-teste) foram aplicados em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual situada na cidade de Manaus–AM. Os resultados da análise do questionário pré-teste mostraram que somente a aula teórica não foi suficiente para os alunos aprenderem ácido e base, visto que, os alunos só conseguiram filtrar algumas partes do assunto apresentado na aula teórica. Portanto, se faz necessário o uso da aula prática com os indicadores naturais para melhor compreensão do assunto. Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se, que é importante a utilização da aula prática com indicadores naturais, para contribuir na aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo de ácido e base.
Abstract: Natural pH indicators consist of extracts or dyes extracted from vegetables, using water or ethanol. However, those responsible for enabling the color change in acidic solutions, such as vinegar and basic solutions, such as bleach, are anthocyanins. Pigments found in vegetables, which allow this change every time an acidic or basic product comes into contact with the indicator solution. Therefore, using these natural indicators to contextualize the subjects of acid and base allows the science teacher to work on the concepts in an interactive way with the students, not restricting themselves to the use of laboratory materials or substances. In this context, the present work aims to apply an experimental lesson in the classroom, using the natural indicators of red onion (Allium ceppa L.), turmeric (Curcuma longa L.) and pitaya (Hylocereus polyrhizus) to work on the subject of acid base with 9th year elementary school students. Therefore, this research is a descriptive research, with a qualitative-quantitative approach, where the experiment and questionnaires (pre-test and post-test) were applied to a 9th year elementary school class at a state public school. located in the city of Manaus–AM. The results of the analysis of the pre-test questionnaire showed that the theoretical class alone was not enough for students to learn acid and base, as students were only able to filter some parts of the subject presented in the theoretical class. Therefore, it is necessary to use practical classes with natural indicators to better understand the subject. Due to the facts mentioned, it is concluded that it is important to use the practical class with natural indicators, to contribute to students' learning about the acid and base content.
Palavras-chave: Experimentação
Indicadores naturais
Ácido-base
Ensino de ciências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: PANTOJA, Raiany do Nascimento. A utilização de indicadores naturais ácido-base no ensino de ciências para alunos do 9°ano do ensino fundamental em uma escola estadual. 2023. 44 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1555
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de indicadores naturais ácido-base no ensino de ciências para alunos do 9°ano do ensino fundamental_Raiany do Nascimento Pantoja_2023.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro720,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.