Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1549
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Como me tornei um pesquisador e professor de química
Autor(es): Ferreira, Anderson da Silva
Primeiro Orientador: Bezerra, Jaqueline de Araujo
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Jaqueline de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Lyege Magalhães
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Zilanir Carvalho
Resumo: A pesquisa autobiográfica, que pode ser em forma de: Histórias de Vida, Biografias, Autobiografias, Memoriais. Se utiliza de diversas fontes, tais como narrativas, história oral, fotos, vídeos, filmes, diários, documentos em geral, reconhece-se dependente da memória. Sendo assim, este trabalho trata-se de uma autobiografia visando discorrer minha trajetória de um pesquisador e professor de Ciências/Química em formação, sendo dividida em três capítulos: (1) a minha vida pessoal e trajetória escolar e acadêmica completa (2) descrição de todo meu trabalho durante o estágio. supervisionado e residência no curso de licenciatura em química (3) a relação da minha vida com a pesquisa. Por fim, esclareço os principais esses pontos da narrativa contribuíram ou dificultaram para o processo de formação de um professor/pesquisador
Abstract: Autobiographical research, which can be in the form of: Life Stories, Biographies, Autobiographies, Memorials. Use a variety of sources, such as narratives, oral history, photos, videos, films, diaries, documents in general, confirming that you are dependent on memory. It uses various sources, such as narratives, oral history, photos, videos, films, diaries, documents in general, and recognizes itself as dependent on memory. Therefore, this work is an autobiography aiming to discuss my trajectory as a researcher and Science/Chemistry teacher in training, being divided into three chapters: (1) my personal life and complete school and academic trajectory (2) description of all my work during the supervised internship and residency in the chemistry degree course (3) my life's relationship with research. Finally, i clarify the main points of the narrative that contributed or hindered the process of training a teacher/researcher.
Palavras-chave: Narrativa autobiográfica
Trajetória escolar/acadêmica.
Desafios do pesquisador docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: FERREIRA, Anderson da Silva. Como me tornei um pesquisador e professor de química. 2023. 73 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1549
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Como me tornei um pesquisador e professor de química_Anderson da Silva Ferreira_2023.pdfMonografia_Licenciatura em Quíica-IFAM Campus Manaus Centro4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.