Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1549
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Como me tornei um pesquisador e professor de química |
Autor(es): | Ferreira, Anderson da Silva |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Jaqueline de Araujo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bezerra, Jaqueline de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Lyege Magalhães |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Zilanir Carvalho |
Resumo: | A pesquisa autobiográfica, que pode ser em forma de: Histórias de Vida, Biografias, Autobiografias, Memoriais. Se utiliza de diversas fontes, tais como narrativas, história oral, fotos, vídeos, filmes, diários, documentos em geral, reconhece-se dependente da memória. Sendo assim, este trabalho trata-se de uma autobiografia visando discorrer minha trajetória de um pesquisador e professor de Ciências/Química em formação, sendo dividida em três capítulos: (1) a minha vida pessoal e trajetória escolar e acadêmica completa (2) descrição de todo meu trabalho durante o estágio. supervisionado e residência no curso de licenciatura em química (3) a relação da minha vida com a pesquisa. Por fim, esclareço os principais esses pontos da narrativa contribuíram ou dificultaram para o processo de formação de um professor/pesquisador |
Abstract: | Autobiographical research, which can be in the form of: Life Stories, Biographies, Autobiographies, Memorials. Use a variety of sources, such as narratives, oral history, photos, videos, films, diaries, documents in general, confirming that you are dependent on memory. It uses various sources, such as narratives, oral history, photos, videos, films, diaries, documents in general, and recognizes itself as dependent on memory. Therefore, this work is an autobiography aiming to discuss my trajectory as a researcher and Science/Chemistry teacher in training, being divided into three chapters: (1) my personal life and complete school and academic trajectory (2) description of all my work during the supervised internship and residency in the chemistry degree course (3) my life's relationship with research. Finally, i clarify the main points of the narrative that contributed or hindered the process of training a teacher/researcher. |
Palavras-chave: | Narrativa autobiográfica Trajetória escolar/acadêmica. Desafios do pesquisador docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | FERREIRA, Anderson da Silva. Como me tornei um pesquisador e professor de química. 2023. 73 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1549 |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Como me tornei um pesquisador e professor de química_Anderson da Silva Ferreira_2023.pdf | Monografia_Licenciatura em Quíica-IFAM Campus Manaus Centro | 4,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.