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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atividades experimentais no ensino de química: o olhar dos estudantes em uma escola pública de Manaus
Autor(es): Simão, Karolyn Rabech Silva
Primeiro Orientador: Magalhães, Mayara Letícia Paiva
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Mayara Letícia Paiva
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Ana Cláudia Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Mendonça, Rogete Batista e Silva
Resumo: Esta pesquisa busca contribuir para melhoria do ensino e aprendizagem de química, por meio da utilização de atividades experimentais com estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Manaus. Busca-se, portanto, prover a compreensão dos fenômenos químicos através das atividades experimentais, realizar uma análise acerca do olhar dos estudantes sobre a prática desses fenômenos na sala de aula e apresentar uma proposta de utilização de atividades experimentais simples com materiais de baixo custo. A pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários e os dados foram expressos em gráficos. Como resultado desta pesquisa podemos relatar como a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, despertando um forte interesse entre os educandos, e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. Estes resultados foram evidenciados através do olhar dos alunos referente à experiência da participação na aula prática proposta.
Abstract: This research seeks to contribute to the improvement in the teaching and learning of chemistry, through the use of experimental activities with students from the 1st year of high school in a public school in Manaus. It seeks, therefore, to provide an understanding of chemical phenomena through experimental activities, perform an analysis of the students' view of the practice of these phenomena in the classroom and present a proposal for the use of simple experimental activities with low-cost materials. The research is characterized as a descriptive and exploratory study, with a qualitative and quantitative approach. As instruments of data collection, questionnaires were applied and the data were expressed in graphs. As a result of this research we can report how experimentation in teaching is of fundamental importance for meaningful learning, awakening a strong interest among students, and being one of the fundamental tools for the teaching-learning process. These results were evidenced by the students' view of the experience of participating in the proposed practical class.
Palavras-chave: Ensino de Química
Escola pública
Experimentação
PIBID
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SIMÃO, Karolyn Rabech Silva. Atividades experimentais no ensino de química: o olhar dos estudantes em uma escola pública de Manaus. 2022. 45 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1547
Data do documento: 29-Jun-2022
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