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http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1543
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aplicativos móveis no ensino de química para alunos surdos |
Autor(es): | Jean, Alice Hedwiges Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Anic, Cinara Calvi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Anic, Cinara Calvi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Rocha, Andréia Oliveira da |
Resumo: | Com a grande evolução tecnológica vivenciada na contemporaneidade, um dos desafios que se apresenta ao professor é a utilização das tecnologias em sala de aula. Particularmente para a efetivação da educação inclusiva, é necessário um maior apoio aos docentes e discentes, haja vista que disciplinas como a Química são consideradas complexas. O estudo aqui apresentado objetivou responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais os aplicativos móveis para surdos têm sido usados no ensino de Química? Para respondê-lo tivemos, como objetivo geral: mapear os aplicativos móveis direcionados a estudantes surdos que vêm sendo utilizados no ensino de Química. A pesquisa é do tipo exploratória sendo realizada uma revisão bibliográfica para a busca de produções científicas que tratavam da temática em questão. A revisão foi realizada nas plataformas Google Acadêmico e Periódico Capes, a partir dos seguintes descritores: “aplicativos” combinada ao “ensino da Química” e “alunos surdos”, delimitando-se o intervalo de tempo entre 2017 e 2022. Os resultados encontrados mostram que ainda são incipientes os recursos didáticos, especialmente os aplicativos, utilizados no Ensino de Química, sendo que a maior parte destes não versa sobre conteúdos específicos da Química, mas trazem tais conteúdos traduzidos na Língua Brasileira de Sinais. Ademais, boa parte dos estudos encontrados tratavam de temas direcionados ao Ensino Médio, havendo poucas produções para ensino da Química no Ensino Fundamental. Portanto, para que a educação inclusiva seja potencializada, é necessários novos investimentos e pesquisas sobre as especificidades para o ensino e aprendizagem do estudante surdo, bem como a formação dos profissionais (professores, intérpretes) que atuam diretamente com esse público, fomentando-se o desenvolvimento de novas tecnologias e estudos que possam promover a aprendizagem desses estudantes. |
Abstract: | With the great technological evolution experienced in contemporary times, one of the challenges facing the teacher is the use of technologies in the classroom. Particularly for the implementation of inclusive education, greater support is needed for teachers and students, given that subjects such as Chemistry are considered complex. The study presented here aimed to answer the following research problem: Which mobile applications for the deaf have been used in the teaching of Chemistry? To answer it, we had, as a general objective: to map the mobile applications aimed at deaf students that have been used in the teaching of Chemistry. The research is exploratory, with a bibliographic review being carried out to search for scientific productions that dealt with the subject in question. The review was carried out on the Google Academic and Capes Periodical platforms, using the following descriptors: “applications” combined with “teaching of Chemistry” and “deaf students”, delimiting the time interval between 2017 and 2022. The results found show that didactic resources are still incipient, especially applications, used in Chemistry Teaching, and most of these do not deal with specific contents of Chemistry, but bring such contents translated into Brazilian Sign Language. In addition, a good part of the studies found dealt with themes directed to High School, with few productions for the teaching of Chemistry in Elementary School. Therefore, for inclusive education to be enhanced, new investments and research are needed on the specificities for the teaching and learning of deaf students, as well as the training of professionals (teachers, interpreters) who work directly with this public, promoting the development of new technologies and studies that can promote the learning of these students. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Alunos surdos Recursos digitais Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | JEAN, Alice Hedwiges Rodrigues. Aplicativos móveis no ensino de química para alunos surdos. 2022. 54 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1543 |
Data do documento: | 27-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
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Aplicativos móveis no ensino de química para alunos surdos_Alice Hedwiges Rodrigues Jean_2022.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 538,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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