Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1535
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Experiência e saberes ao longo de atividades de química em uma escola estadual |
Autor(es): | Souza, Luiz Marcelo Mendes de |
Primeiro Orientador: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paes, Lucilene da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Edilson Gomes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Záu, Maristela Lima de Farias |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta um relato de experiência e saberes ao longo de atividades desenvolvidas por meio do Programa Residência Pedagógicas, na Escola Estadual Dorval Porto, da cidade de Manaus, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. O Programa contribui para estudantes de licenciaturas na formação de professores de Instituto de Ensino Superior (IES), por meio de participação nele foram desenvolvidas atividades de observação participante e regência de classe, com aplicação de atividades experimentais na disciplina de química do conteúdo de funções orgânicas. Este relato classifica-se com abordagem qualitativa, em que apresenta as principais informações adquiridas e observadas ao longo da atuação no Programa, assim como as atividades experimentais realizadas com os estudantes. A partir das análises, destaca-se a relevância de atividades experimentais na disciplina de química para promover o ensino-aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, assim como a promoção da cultura do empreendedorismo. |
Abstract: | This research presents an account of experience and knowledge along activities developed through the Pedagogical Residency Program, at the Dorval Porto State School, in the city of Manaus, with third-year high school students. The Program contributes to undergraduate students in the training of teachers at the Institute of Higher Education (IES), through participation in it, participant observation and class conducting activities were developed, with the application of experimental activities in the discipline of chemistry of organic functions content . This report is classified with a qualitative approach, in which it presents the main information acquired and observed during the performance in the Program, as well as the experimental activities carried out with the students. From the analyses, the relevance of experimental activities in the discipline of chemistry to promote the teaching-learning of high school students is highlighted, as well as the promotion of the culture of entrepreneurship. |
Palavras-chave: | Ensino da Química Relato de experiência Programa Residência Pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SOUZA, Luiz Marcelo Mendes de. Experiência e saberes ao longo de atividades de química em uma escola estadual. 2021. 50 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1535 |
Data do documento: | 13-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experiência e saberes ao longo de atividades de química em uma escola estadual_Luiz Marcelo Mendes de Souza_2021.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.