Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1534
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de Química para alunos com necessidades especiais através de recursos pedagógicos inclusivos: a Libras em filmes e vídeos didáticos |
Autor(es): | Bernardes Neto, José Ferreira |
Primeiro Orientador: | Souza, Dalmir Pacheco de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Dalmir Pacheco de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Maximiliano Batista |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pio, Mauro Célio da Silveira |
Resumo: | Este trabalho foi fundamentado por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram consultadas várias literaturas relativas ao assunto em estudo, artigos publicados na internet e que possibilitaram que tomasse forma para ser fundamentado o Ensino de Química para alunos com necessidades especiais, incluindo a Libras em matérias de vídeo. Desta forma, a inclusão dos alunos com deficiência se apropria dos conceitos científicos através de informações que recebe em seu habitat. Assim sendo, vemos que o aluno com necessidades especiais necessita do professor e de sua prática pedagógica ressignificada, de maneira objetiva, pois se comunicam através da língua de sinais – LIBRAS, sendo este um fator preponderante para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem da química. As dificuldades com relação ao ensino de química é o fato do intérprete não ter conhecimentos em relação aos conteúdos de química e neste mesmo quesito, as dificuldades com relação à intermediação do conhecimento de química para os alunos surdos se constitui na utilização de sinais nas aulas de química. Este trabalho analisa a inclusão de Libras em vídeos, para uma melhor compreensão dos discentes surdos, na matéria que lhe é passada dentro e de sala de aula, possibilitando uma atuação em condições de igualdade com os demais alunos. Desta forma, os alunos com deficiência auditiva, podem ter a capacidade de entender e compreender os assuntos abordados, independente da matéria, com a ajuda dos meios tecnológicos. O que juntamente com a atuação dos intérpretes de Libras, promoveriam a concepção e confecção de material didático adaptado e de baixo custo. Por fim, o estudo mostra a necessidade de se expandir a discussão sobre a adaptação desses recursos no ambiente de aprendizagem. |
Abstract: | This work was founded through a bibliographical research, several literatures were consulted related to the subject under study, articles published on the internet and that allowed it to take shape to be fundamental for the Teaching of Chemistry for students with special needs, including a Libras in the field of video. In this way, the inclusion of students with disabilities is appropriate for scientific concepts through information they receive in their habitat. Therefore, we see that students with special needs need the teacher and their pedagogical practice to be objectively redefined, as they communicate through sign language - LIBRAS, which is a preponderant factor for the success in the teaching and learning process of chemical learning. The difficulties in relation to the knowledge of chemistry is the fact that the interpreter does not have knowledge in relation to the contents of chemistry and in this same aspect, as difficulties in relation to the intermediation of knowledge in chemistry for deaf students constitute the use of signs in the classes of chemistry. This work analyzes the inclusion of Libras in videos, for a better understanding of deaf students, in the subject that is given to them in and in the classroom, enabling a presence on equal terms with other students. In this way, students with hearing impairments can have the ability to understand and understand specific subjects, regardless of the subject, with the help of technological means. What accompanies the performance of Libras interpreters would promote the design and production of adapted and low-cost teaching material. Finally, the study shows the need to expand the discussion on adapting these resources in the learning environment. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Inclusão Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | BERNARDES NETO, José Ferreira. Ensino de Química para alunos com necessidades especiais através de recursos pedagógicos inclusivos: a Libras em filmes e vídeos didáticos. 2021. 44 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1534 |
Data do documento: | 18-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de Química para alunos com necessidades especiais através de recursos pedagógicos inclusivos-a Libras_José Ferreira Bernardes Neto_2021.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.