Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1533
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Ana Claudia Rodrigues de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Ana Claudia Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5944321508964046 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendonça, Rogete Batista e Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5623350701700106 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Heliamara Paixão Filizola | - |
dc.creator | Spíndola, Jéssica Andrade | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2212146824955472 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T00:13:30Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24 | - |
dc.date.available | 2024-09-25T00:13:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-09 | - |
dc.identifier.citation | SPÍNDOLA, Jéssica Andrade. A influência do PIBID na formação inicial de professores. 2021. 49 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1533 | - |
dc.description.abstract | This work aims to study the influence of Institutional Program for Teaching Initiation (PIBID) on the initial training of students of the Degree course in Chemistry, Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas. It is intended to investigate whether PIBID can strengthen the relationship between the theory and practice of undergraduate students in Chemistry. Also investigate the impact of PIBID on decision-making in following the teaching profession. The research was qualitative, with the questionnaire as a data collection instrument. Data analysis was performed based on two thematic categories: Knowledge and teaching practice; Knowledge and professional training. Based on the positive results of the research, as shown in the data, the PIBID has demonstrated over the years, important contributions to the teaching and initial training of undergraduates, providing professional and academic maturity. The PIBID has been helping in the development of teaching practice as it provides teachers in training with early contact with reality and the school environment, in doing so, in doing so associates the theory obtained at the university with the real experience of practice, which contributes to the training of qualified professionals and with the ability to interfere in the context of school. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo estudar a influência do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de discentes do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Pretende-se investigar se o PIBID pode fortalecer a relação entre a teoria e prática dos acadêmicos de Licenciatura em Química. Averiguar também o impacto do PIBID na tomada de decisão em seguir a profissão docente. A pesquisa norteadora foi de caráter qualitativo, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. Realizou-se a análise de dados com base em duas categorias temáticas: Conhecimento e prática de ensino; Conhecimento e formação profissional. Com base nos resultados obtidos da pesquisa, conforme estão mostrando os dados, o PIBID tem demonstrado no decorrer dos anos, importantes contribuições para o ensino e formação inicial de graduandos, proporcionando maturidade profissional e acadêmica. O PIBID vem ajudando no desenvolvimento da prática docente à medida que propicia aos professores em formação um contato precoce com a realidade e o ambiente escolar, ao fazer isto associa a teoria obtida na universidade à experiência real da prática o que colabora para a formação de profissionais qualificados e com capacidade de interferir no contexto da escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-25T00:13:30Z No. of bitstreams: 1 A influência do PIBID na formação inicial de professores_Jéssica Andrade Spíndola_2021.pdf: 862438 bytes, checksum: dcd9a19d55e6b88ed0027ef5e5864ef4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-25T00:13:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A influência do PIBID na formação inicial de professores_Jéssica Andrade Spíndola_2021.pdf: 862438 bytes, checksum: dcd9a19d55e6b88ed0027ef5e5864ef4 (MD5) Previous issue date: 2021-04-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Teoria e prática | pt_BR |
dc.subject | Profissão docente | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A influência do PIBID na formação inicial de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A influência do PIBID na formação inicial de professores_Jéssica Andrade Spíndola_2021.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 842,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.