Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1526
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições dos programas PIBID e residência pedagógica para formação inicial de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Do Amazonas Campus Manaus Centro |
Autor(es): | Oliveira, Evelyn Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Souza, Heliamara Paixão Filizola |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Heliamara Paixão Filizola |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Ana Cláudia Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Fabrício Filizola |
Resumo: | Este trabalho apresenta as minhas vivências em duas instituições de Ensino Médio da rede Estadual de Ensino de Manaus – AM, durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Residência Pedagógica ocorrido respectivamente nos anos 2017 e 2018/2019. A pesquisa teve por objetivo compreender de que maneira as vivências nos programas Pibid e Residência Pedagógica contribuíram para a minha formação inicial para exercício da docência enquanto estudante do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Amazonas- Campus- Manaus Centro. Durante a imersão nestes dois programas de iniciação à docência, pude observar, intervir e interagir com estudantes, professores e toda comunidade educativa das escolas participantes. Esta condição me permitiu aproximação e familiarização com as vivências da profissão, permitindo uma troca de conhecimentos com professoras mais experientes formadas em química e que partilharam comigo saberes necessários ao meu processo de formação inicial. Neste sentido, os programas de formação à docência serviram para que eu pudesse valorizar a profissão docente, além de validar os saberes adquiridos pelas professoras da escola básica e apresentá-las como coformadoras de novos professores. Assim, a participação nos referidos programas contribuiu positivamente com o meu processo formativo, me deixando mais segura sobre o meu papel enquanto professora de química, atribuindo novos significados à profissão docente e a convicção da escolha da minha profissão. Para tanto, utilizei o memorial de formação como instrumento de autoformação, pois nele encontram-se os registros das minhas vivências e reflexões durante o período em que fui bolsista do Pibid e do Residência Pedagógica. |
Abstract: | This work presentes my experiences in two high school institutions of the Manaus State Education Network – AM, during the Institutional Program for Teaching Scholarships (Pibid) and the Pedagogical Residency that took place in 2017 na 2018/2019, respectively. The research aimed to understand how the experiences in the Pibid and Pedagogical Residency programs contribute to ny initial training as a student of the Licentiate Degree in Chemistry at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Manaus Center. During the immersion in the school environment, observation and interaction with students, teachers and the entire school community, I used the training memorial as a self-training instrument. Participation in the Pibid and Pedagogical Residency programs allowed the approximation and familiarization with the profession, through observation and conducting in the school environment, made possible the Exchange of experience with more experienced teachers trained in chemistry. Therefore, teacher training programs are designed to enhance the teaching profession by validating the knowledge acquired by elemenatry school teachers throughout their careers and placing them as co-trainers of new teachers. In addition, they contributed positively to the initial training of future teachers, leaving them more secure in the role of teacher, enabling them to atribute new meanings to the teaching profession and bringing conviction to the choice of profession. |
Palavras-chave: | PIBID Residência pedagógica Memorial de formação Formação inicial Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | OLIVEIRA, Evelyn Ferreira de. Contribuições dos programas PIBID e residência pedagógica para formação inicial de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Do Amazonas Campus Manaus Centro. 2021. 71 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1526 |
Data do documento: | 9-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuições dos programas PIBID e residência pedagógica para formação inicial de_Evelyn Ferreira de Oliveira_2021.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM Campus Manaus Centro | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.