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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação e ensino de química no contexto do ensino médio: o que nos dizem os ENPEC’s?
Autor(es): Lima, Edilane Barboza
Primeiro Orientador: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Kátia Maria Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rilda Simone Maia da
Resumo: Esta monografia aborda a temática de avaliação no ensino de química. Partiu-se da seguinte problematização: como a avaliação do ensino de Química é divulgada e comunicada nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2011 a 2017?. Incorporou-se nesse estudo as discussões teóricas e diálogos sobre avaliação de aprendizagem subsidiados por Luckesi (1998), Libâneo (1990) e Hoffmann (2005). O objetivo geral consistiu em analisar os estudos referente a avaliação e ensino de química no contexto do ensino médio. Para o alcance desse objetivo geral, discutiu-se a avaliação da aprendizagem no ensino de Química no contexto do ensino médio e identificou-se as concepções dos trabalhos apresentados no eixo temático Avaliação e Educação em Ciências dos ENPEC’s no período de 2011 a 2017. Este estudo justifica-se primeiramente pela política educacional brasileira que ainda difunde o modelo classificatório e meritocrático. Ao mesmo tempo, constatou-se, por meio do levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) uma quantidade pouco significativa de trabalhos publicados com o tema Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Química no contexto do ensino médio, tanto na BDTD quanto nas Atas dos ENPEC’s. Portanto, é uma temática que carece de adensamentos e aprofundamentos teórico-metodológicos. O córpus do estudo compôs-se dasatas dos ENPEC’s como documentos forjados por pesquisadores, professores e estudiosos na área de educação em ciências. Na análise verificou-se que dos 108 trabalhos selecionados dentro da temática Avaliação e Educação em Ciências apenas quatro (4) estavam voltados para Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Química. Constatamos a abordagem de diferentes concepções de avaliação, evidenciamos o predomínio de um discurso em defesa da superação do modelo de avaliação tradicional. O estudo exige a continuidade de investigação da avaliação da educação em ciências no contexto do ensino médio.
Abstract: This monograph addresses the theme of assessment in the teaching of chemistry. It started from the following problematization: how is the evaluation of the teaching of Chemistry disseminated and communicated at the National Research Meetings in Science Education (ENPEC) in the period from 2011 to 2017 ?. Theoretical discussions and dialogues on learning assessment subsidized by Luckesi (1998), Libâneo (1990) and Hoffmann (2005) were incorporated in this study. The general objective was to analyze the studies referring to the evaluation and teaching of chemistry in the context of high school. To achieve this general objective, the evaluation of learning in the teaching of Chemistry in the context of high school was discussed and the conceptions of the works presented in the thematic axis Assessment and Education in Sciences of the ENPEC's were identified in the period from 2011 to 2017. This study is justified primarily by the Brazilian educational policy that still spreads the classificatory and meritocratic model. At the same time, it was found, through a survey at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), a minor number of works published with the theme of Assessment of Learning in Chemistry Teaching in the context of high school, both in BDTD and in the ENPEC's Minutes. Therefore, it is a theme that lacks theoretical and methodological densification and deepening. The study's corpus was made up of the ENPEC’s minutes as documents forged by researchers, teachers and scholars in the area of science education. In the analysis it was found that of the 108 works selected within the theme of Evaluation and Education in Science, only four (4) were aimed at Learning Assessment in the Teaching of Chemistry. We verified the approach of different conceptions of evaluation, showing the predominance of a discourse in defense of overcoming the traditional evaluation model. The study requires further investigation of the evaluation of science education in the context of high school.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino de Química
Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC)
Ensino Médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: LIMA, Edilane Barboza. Avaliação e ensino de química no contexto do ensino médio: o que nos dizem os ENPEC’s? 2021. 53 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1525
Data do documento: 6-Abr-2021
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