Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee1Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee2Trindade, Deilson do Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0602516200714965pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Salatiel da Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4733917438143300pt_BR
dc.creatorGomes, Márcia Fernanda Izidorio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318324981281735pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T18:23:56Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2024-09-24T18:23:56Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.citationGOMES, Márcia Fernanda Izidorio. Projeto integrador no curso técnico subsequente de enfermagem do CETAM: possibilidades para a formação politécnica. 2024. 91 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1521-
dc.description.abstractThis work is based on the line of research “Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education”, the bases of which are presented in the macroproject “Organization and management of pedagogical spaces in EPT”. The objective is to understand the guidelines and principles in pedagogical planning that can support the implementation of the integrative project in Cetam's subsequent technical nursing course based on polytechnic training. As specific objectives, we indicate: a) discuss polytechnic training as the basis of the integrative project in subsequent education; b) analyze the guidelines and principles that underlie the pedagogical planning of the integrative project in the subsequent technical course; and c) prepare a guide containing guidelines to assist the pedagogical planning of the Integrator Project in a technical course subsequently. The research intention when entering the Professional Master's Program in Professional and Technological Education was to develop a study on the possibility of adopting interdisciplinary strategies in planning educational actions, which enhance students' experiences, collaborative construction, identification and solving problems inherent to their professional choice, as well as student leadership in the learning process. To this end, we delimited as the locus of study the Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, a teaching unit at Cetam, and we defined as research subjects 15 professionals who work directly in the subsequent technical nursing course. The methodological approach adopted was qualitative, using documentary research techniques, literature review, interviews and content analysis. As the final stage of the research, we built an educational product whose objective was to guide the pedagogical planning of the integrative project in the subsequent technical Nursing course, from a polytechnic training perspective. Thus, we found that the implementation of the integrative project is a possible path, despite some institutional limitations highlighted in the research. Furthermore, we reinforce the importance of PI in the teaching-learning process, as an integrated interdisciplinary practice that enhances subject knowledge in all its dimensions.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se assenta na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”, cujas bases estão presentes no macroprojeto “Organização e gestão de espaços pedagógicos na EPT”. Tem-se como objetivo compreender as diretrizes e princípios no planejamento pedagógico que possam subsidiar a implementação do projeto integrador no curso técnico subsequente de enfermagem do Cetam fundamentado na formação politécnica. Como objetivos específicos, indicam-se: a) discutir a formação politécnica como fundamento no projeto integrador no ensino subsequente; b) analisar as diretrizes e os princípios que fundamentam o planejamento pedagógico do projeto integrador no curso técnico subsequente; e c) elaborar um guia contendo orientações para auxiliar o planejamento pedagógico do Projeto Integrador em curso técnico subsequente. A intenção de pesquisa ao ingressar no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica foi desenvolver um estudo acerca da possibilidade da adoção de estratégias interdisciplinares no planejamento de ações educacionais, que potencializam as experiências e vivências dos estudantes, a construção colaborativa, a identificação e resolução de problemas inerentes à sua escolha profissional, bem como o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem. Para tanto, delimitamos como lócus de estudo a Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, uma unidade de ensino do Cetam, e definimos como sujeitos da pesquisa 15 profissionais que atuam diretamente no curso técnico subsequente de enfermagem. A abordagem metodológica adotada foi de cunho qualitativo, com o uso das técnicas de pesquisa documental, a revisão de literatura, as entrevistas e a análise de conteúdo. Como etapa final da pesquisa, construímos um produto educacional cuja finalidade foi orientar o planejamento pedagógico do projeto integrador no curso técnico subsequente de Enfermagem, numa perspectiva de formação politécnica. Assim, constatamos que a implantação do projeto integrador é um caminho possível, apesar de algumas limitações institucionais apontadas na pesquisa. Além disso, reforçamos a importância do PI no processo de ensino aprendizagem, como prática integradora interdisciplinar que potencializa os saberes dos sujeitos em todas as suas dimensões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-09-24T18:23:56Z No. of bitstreams: 1 Projeto integrador no curso técnico subsequente de enfermagem do CETAM-possibilidades para a formação politécnica_Márcia Fernanda Izidorio Gomes_2024.pdf: 2391939 bytes, checksum: 12e7d86d642352193cf688f2d34d2be7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T18:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Projeto integrador no curso técnico subsequente de enfermagem do CETAM-possibilidades para a formação politécnica_Márcia Fernanda Izidorio Gomes_2024.pdf: 2391939 bytes, checksum: 12e7d86d642352193cf688f2d34d2be7 (MD5) Previous issue date: 2024-03-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional Técnica de nível médio subsequentept_BR
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectCetampt_BR
dc.subjectProjeto Integradorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleProjeto integrador no curso técnico subsequente de enfermagem do CETAM: possibilidades para a formação politécnicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto integrador no curso técnico subsequente de enfermagem do CETAM-possibilidades para a formação politécnica_Márcia Fernanda Izidorio Gomes_2024.pdfDissertação_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.