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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marlos André Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650250324042531pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marlos André Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0650250324042531pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Alyson de Jesus dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5998752909180697pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Gilbert Breves-
dc.creatorDiniz , Paulo Henrique Barros-
dc.date.accessioned2024-09-20T14:46:38Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T14:46:38Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.citationDiniz, Paulo Henrique Barros. 52f. 2024. Análise de sentimentos no comércio online utilizando BERTimbau para o português brasileiro. Monografia (Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1509-
dc.description.abstractThe digitalage,withitsrisinge-commerce,hastransformedthewayconsumersandbusinesses interact. Whileonlineshoppingoffersconvenienceandspeed,ithasalsocreatedaphysical barrier betweenconsumersandbusinesses.Thishasledtoagrowingneedforeffectivedigital communication methods.Onlinereviewshavebecomeanessentialtoolinthisprocess,acting as afeedbackbridgebetweenconsumersandbusinesses.Theopinionssharedonlinecarry considerable weight,directlyinfluencingthepurchasedecisionsofotherconsumers.Moreover, these commentsprovidevaluableinsightsforbusinessestoimprovetheirproductsandservices. Tomitigatethisdistancing,e-commerceplatformsencouragethesharingofopinionsandfeelings of usersaboutproducts,whichsignificantlyimpactsthepurchasingdecisionsofotherconsumers and providesvaluablefeedbackforbusinesses.Facedwiththevastquantityandvarietyof comments, thechallengeofanalyzingthemefficientlyarises.TheBERTimbaumodelemerges as asolution,offeringautomatedsentimentanalysisinBrazilianPortuguese.Experimental results demonstratetheeffectivenessofthemodel,withaccuraciesrangingbetween75%to88% depending onthecategorizationofsentimentsandtreatmentof3-starreviews.pt_BR
dc.description.resumoA eradigital,comoaumentodocomércioeletrônico,transformouaformacomoosconsumidores e asempresasinteragem.Emboraascomprasonlineofereçamconveniênciaerapidez,também criaram umabarreirafísicaentreconsumidoreseempresas.Issolevouaumanecessidade crescente demétodosdecomunicaçãodigitaleficazes.Asavaliaçõesonlinetornaram-seuma ferramenta essencialnesteprocesso,funcionandocomoumapontedefeedbackentreconsumi- dores eempresas.Asopiniõespartilhadasonlinepodeminfluenciardiretamenteasdecisões de compradeoutrosconsumidores.Alémdisso,essescomentáriosforneceminsightsparaas empresas melhoraremseusprodutoseserviços.Paramitigaressedistanciamento,asplataformas de comércioeletrônicoincentivamocompartilhamentodeopiniõesesentimentosdosusuários sobre osprodutos,oqueimpactanasdecisõesdecompradeoutrosconsumidoresefornece feedback paraasempresas.Dadaagrandequantidadeevariedadedecomentários,surgeo desafio deanalisá-losdeformaeficiente.Aqui,oprocessamentodelinguagemnatural(PNL) desempenha umpapelcrucial.AointegrartécnicasdePNL,comoomodeloBERTimbau,é possívelrealizaranálisesautomatizadasdossentimentosexpressosnasavaliaçõesonline.Os resultados experimentaismostramaeficáciadomodelo,comprecisõesvariandoentre75%a 88%, dependendodacategorizaçãodossentimentosedotratamentodasavaliações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Darlene Rodrigues (darlene.rodrigues@ifam.edu.br) on 2024-09-20T14:46:38Z No. of bitstreams: 1 Análise de sentimentos no comércio online utilizando bertimbau para o português brasileiro_Diniz_2024.pdf: 4310772 bytes, checksum: 4ac15be8937862e3d265aa40cd6a9fb3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-20T14:46:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Análise de sentimentos no comércio online utilizando bertimbau para o português brasileiro_Diniz_2024.pdf: 4310772 bytes, checksum: 4ac15be8937862e3d265aa40cd6a9fb3 (MD5) Previous issue date: 2024-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Distritopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsEngenharia de Controle e Automaçãopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBERTimbaupt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpt_BR
dc.subjectSentimentospt_BR
dc.subjectOpiniãopt_BR
dc.subjectProdutospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
dc.titleAnálise de sentimentos no comércio online utilizando bertimbau para o português brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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