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Tipo: Dissertação
Título: Fungos da Amazônia: um recurso didático para a graduação
Autor(es): Travassos, Ana Graziela Gomes
Primeiro Orientador: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Juliana Mesquita Vidal Martínez de
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Adriana Dantas Gonzaga de
Resumo: A presente pesquisa reflete as dificuldades encontradas no ensino de Micologia e, mais especificamente, em sua contextualização para o cenário amazônico. Dentro do ensino de Micologia na educação superior, os recursos disponíveis não são específicos da disciplina, uma vez que a maioria dos livros técnicos em língua portuguesa se dedica à subárea de Micologia Médica, destinada à formação de profissionais da área da saúde. Essa abordagem reduz a compreensão da riqueza em diversidade e utilidades dos fungos a uma visão desse grupo de seres vivos como patógenos e, portanto, nocivos às pessoas, plantas e animais. Buscando contribuir para melhorar esse cenário e propor alternativas didáticas, esta pesquisa almejou desenvolver um livro didático para o ensino de Micologia no contexto amazônico e divulgá-lo através de um site próprio, dedicado aos fungos da Amazônia. A pesquisa teve cunho qualitativo e foi planejada em duas fases: a primeira incluiu uma revisão sistemática das publicações sobre fungos coletados na Amazônia. A segunda, realizou um diagnóstico em instituições de ensino superior na cidade de Manaus que oferecem cursos com disciplinas que incluem a Micologia, assim como a avaliação e testagem da proposta de recurso didático em forma de um livro e um site, fazendo uso de uma banca de pareceristas para sua avaliação pelo método Delphi. A revisão de literatura foi realizada utilizando os termos: “fungos”, chytridiomycota”, “zigomycota”, “glomeromycota”, “ascomycota”, “basidiomycota”, “deuteromycota”, “ensino de Micologia” e “Amazônia”, combinados entre si, nas plataformas eletrônicas Portal de Periódicos Capes/MEC, Biblioteca de periódicos Scielo, PubMed e Science Direct. Como resultados, a revisão sistemática colheu 862 resultados para “fungos da Amazônia” somando-se os portais pesquisados, 1 resultado para “ensino de Micologia” e nenhum resultado para “ensino de Micologia na Amazônia”. Observou-se que a Micologia enquanto disciplina ou como conteúdo dentro da disciplina de Microbiologia, é oferecida em oito instituições de ensino superior em cursos presenciais na cidade de Manaus (AM), sendo três públicas e cinco privadas. Destas, apenas professoras das instituições públicas demonstraram interesse em participar como pareceristas da etapa de avaliação do recurso didático. A abordagem das pareceristas foi feita por meio da aplicação de questionários semiestruturados, com base no método Delphi. A 1ª rodada fez um levantamento do perfil das pareceristas e, a 2ª rodada serviu à avaliação do protótipo de livro didático que integra o produto educacional. O livro está dividido em cinco unidades que abordam: 1. O Reino Fungi; 2. Caracterização dos filos; 3. A biodiversidade amazônica; 4. Recursos para o ensino de Micologia. Na 1ª rodada, as pareceristas corroboraram a carência de recursos específicos para o ensino de graduação sobre fungos da Amazônia e informaram recorrer, na maioria das vezes, às publicações de artigos e resultados de pesquisas de seus alunos de mestrado e doutorado. Na 2ª rodada, a avaliação das pareceristas sobre a proposta de livro didático indicou boa apresentação estética e comunicacional, adequação do conteúdo proposto, destacando seu potencial de “aproximar estudantes amazônidas de um conteúdo relevante regionalmente”. Algumas sugestões de melhoria foram a ampliação do conteúdo sobre fungos endofíticos e a inclusão de ciclos biológicos dos filos. Com base na avaliação realizada, o produto educacional foi aprimorado, associando o livro didático ao site fungosdaamazonia.my.canva.site/fungosdaamazonia com vistas à sua futura publicação e adoção como parte do acervo de referências utilizadas pelos professores da área de Microbiologia e Micologia. Cada capítulo conta com propostas de atividades para aprofundamento do conteúdo e sugestões de aulas em ambientes não formais para permitir aos estudantes uma visão mais transdisciplinar da Micologia. Espera-se que este produto possa servir para a contextualização da Micologia ensinada na Amazônia, especialmente nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, visando a médio e longo prazo, uma maior aproximação entre os alunos da educação básica e os conhecimentos sobre fungos, através da atuação dos futuros professores.
Abstract: This research reflects the difficulties encountered in teaching Mycology and, more specifically, in its contextualization for the Amazonian scenario. Within the teaching of Mycology in higher education, the resources to be used are not specific to the discipline, since the majority of technical books in Portuguese are dedicated to the sub-area of Medical Mycology, intended for the training of health professionals. This approach reduces the understanding of the rich diversity and uses of fungi to a view of this group of living beings as pathogens and, therefore, harmful to people, plants and animals. In the quest to understand this scenario and propose teaching alternatives, this research aimed to develop a technical book for teaching Mycology in the Amazonian context and disseminate it through its own website, dedicated to Amazonian fungi. The research had a qualitative nature and was planned in two phases: the first included a systematic review of publications on fungi collected in the Amazon. The second, carried out a diagnosis in higher education institutions in the city of Manaus that offer courses with subjects that include Mycology, as well as the elaboration and testing of the proposal for a teaching resource in the form of a book and a website, making use of a newsstand of reviewers for their evaluation. The literature review was carried out using the keywords: “Amazon fungi”, “Amazon chytridiomycetes”, “zygomycetes in the Amazon”, “Amazon glomeromycetes”, “ascomycetes in the Amazon”, “Amazon basidiomycetes”, “deuteromycetes in the Amazon”, and “teaching Mycology in the Amazon”, combined together, on the electronic platforms Portal de Periódicos Capes/MEC, Scielo periodical library, PubMed and Science Direct. As results, the systematic review collected around 862 results for “fungi from the Amazon” adding up the portals searched, and no results for “teaching Mycology in the Amazon”. It was observed that Mycology as a discipline or as content within the Microbiology discipline, is offered in eight higher education institutions in face-to-face courses, three of which are public and five are private. Of these, only the three public institutions showed interest in participating in the teaching resource evaluation stage. The teachers were approached through the application of semi structured questionnaires, based on the Delphi method. The 1st round surveyed the profile of five teachers and the 2nd round served to evaluate the textbook prototype that is part of the educational product. The book resulting from this research is divided into five units that will cover: 1. The Fungi Kingdom; 2. Characterization of the phyla; 3. Amazonian biodiversity; 4. Resources for teaching Mycology. In the 1st round, the referees indicated the lack of specific resources for undergraduate teaching on Amazonian fungi and that they largely rely on published articles and research results from their master's and doctoral students. In the 2nd round, the reviewers' evaluation of the textbook proposal indicated good aesthetic and communicational presentation, adequacy of the proposed content, highlighting the potential of “bringing Amazonian students closer to regionally relevant content”. Some suggestions for improvement were the expansion of content on endophytic fungi and the inclusion of biological cycles of the phyla. Based on the evaluation carried out, the educational product was improved, associating the textbook with the fungosdaamazonia.my.canva.site/fungosdaamazonia website with a view to its future publication and adoption with part of the collection of references used by teachers in the area of Microbiology and Mycology. Each chapter has proposed activities to deepen the content and suggestions for classes in non-formal environments to allow undergraduates a more transdisciplinary view of Mycology. It is expected that this product can serve to contextualize Mycology taught in the Amazon in Biological Sciences Degree classes, aiming in the medium and long term, for a greater rapprochement between basic education students and knowledge about fungi, through the actions of future teachers.
Palavras-chave: Micologia
Amazônia
Recursos para o ensino
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: TRAVASSOS, Ana Graziela Gomes. Fungos da Amazônia: um recurso didático para a graduação. 2024. 77 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1500
Data do documento: 14-Mar-2024
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