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http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Melquíades, Miécio de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3930442877552689 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melquíades, Miécio de Oliveira | - |
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dc.contributor.referee2 | Monteiro, Alberto de Castro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8300386519703896 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira Neto, Benjamin Batista de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0355646329266825 | pt_BR |
dc.creator | Garcia, Igor Pinto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0507442028403520 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T19:56:24Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09 | - |
dc.date.available | 2024-07-09T19:56:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Igor Pinto. Análise da ruptura de um pivô de suspenção veicular. 2022. 44 p. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1483 | - |
dc.description.abstract | The failure analysis of a vehicle suspension pivot was presented through a case study in which the part sample was evaluated. The suspension pivot is an element that receives large loads from braking, up and down movement of the wheel and change of direction. He is responsible for sustaining the wheel and connecting the bodywork to the other suspension elements. The part is a model belonging to a 2013 passenger vehicle, which after the failure was stored in a plastic bag from the new replaced part, after being stored indoors for about six months. The manufacturer of the part was also not identified. Ductile failures usually occur during manufacturing or service start-up. According to ASTM Handbook 11, the most common ductile fracture failures are related to errors in controlling service stresses, misuse or abuse in service, improper selection or processing of materials, or poor manufacturing. The present study was intended to show a correct analysis of mechanical failure. In the fractographic analysis stages, a preliminary examination was carried out, which includes; the photographic record of the piece received, and cleaning and macroscopic examination, this consists of observing the fractured surface in a stereomicroscope. Finally, a microscopic examination was carried out using scanning electron microscopy and metallography to observe the characteristics of the material. | pt_BR |
dc.description.resumo | A análise de falha de um pivô de suspenção veicular foi apresentada por meio de um estudo de caso no qual foi avaliado a amostra da peça. O pivô de suspensão é um elemento que recebe grandes cargas provenientes de frenagem, movimento de subida e descida da roda e mudança de direção. Ele é responsável por sustentar a roda e ligar a carroceria aos outros elementos de suspenção. A peça é um modelo pertencente a um veículo de passageiros ano 2013, que após a falha foi armazenada em saco plástico proveniente da peça nova substituída, logo após guardado em ambiente fechado por cerca de seis meses. Também não foi identificado o fabricante da peça. As falhas dúcteis costumam ocorrer durante a fabricação ou início de serviço. Segundo a ASTM Handbook 11, as falhas mais comuns de fratura dúctil estão relacionadas com erros de cálculo das tensões de serviços, uso indevido ou abuso no serviço, seleção classificação ou processamento impróprio de materiais ou má fabricação. O presente estudo teve o intuito mostrar uma correta análise de falha Mecânica. Nas etapas da análise fractográfica foi realizado o exame preliminar que inclui; o registro fotográfico da peça recebida, e limpeza e exame e macroscópico, este, consiste observar a superfície fraturada em estereomicroscópio. Por fim, foi feito exame microscópico através de microscopia eletrônica de varredura e metalografia pra se observar características do material. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2024-07-09T19:56:24Z No. of bitstreams: 1 Mecânica_TCC IGOR- ad Ficha IFAM.pdf: 3056231 bytes, checksum: f2d6bef9abb0348b694468947e097441 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-09T19:56:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mecânica_TCC IGOR- ad Ficha IFAM.pdf: 3056231 bytes, checksum: f2d6bef9abb0348b694468947e097441 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
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dc.publisher.initials | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Análise das falhas | pt_BR |
dc.subject | Pivô de suspensão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.title | Análise da ruptura de um pivô de suspenção veicular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Análise da ruptura de um pivô de suspenção veicular_Garcia_2024.pdf | Monografia_ Eng Mecânica - IFAM Campus Manaus Centro | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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