Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1481
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados
Autor(es): Martins, Bruna Oliveira
Primeiro Orientador: Batista, Daniel Luiz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Daniel Luiz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Éverton Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Lira, Wallace
Resumo: A popularidade dos desenhos japoneses conhecidos popularmente como animes e que tiveram sua origem nas décadas de 60, já são considerados um fenômeno cultural mundial e já fazem parte da diversão de várias pessoas, tornando-se um grande alvo de consumo de produtos licenciados no mercado brasileiro. Dessa forma, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe como objetivo geral identificar a influência e o impacto cultural que as animações japonesas possuem sobre o consumo de produtos licenciados. A pesquisa é do tipo Revisão de Literatura Narrativa, com abordagem qualitativa, com fins descritiva e exploratória e de procedimentos bibliográficos. O surgimento dos animes nos últimos dez anos no Brasil, vem promovendo grandes impactos na diversificação dos modos de distribuição e consumo na economia brasileira, uma vez que os produtos licenciados contribuem na difusão e expansão da cultura mundial no país e por meio deste, o acesso aos desenhos animados japoneses. Por fim, conclui-se que os animes tornaram-se pilares da cultura japonesa televisiva e moderna, principalmente após sua popularização mundial por meio das plataformas de streaming, contribuindo para a expansão econômica não somente do Japão, mas de outros países que vendem produtos com foco nesses desenhos animados.
Abstract: The popularity of Japanese cartoons, popularly known as anime and which had its origin in the 60s, are already considered a worldwide cultural phenomenon and are already part of the fun of many people, becoming a great target for consumption of licensed products in the Brazilian market. Thus, the Course Completion Work (TCC) proposes as a general objective to identify the influence and cultural impact that Japanese animations have on the consumption of licensed products. The research is of the Narrative Literature Review type, with a qualitative approach, with descriptive and exploratory purposes and bibliographic procedures. The emergence of anime in the last ten years in Brazil has had great impacts on the diversification of distribution and consumption modes in the Brazilian economy, since licensed products contribute to the diffusion and expansion of world culture in the country and through this, access to Japanese cartoons. Finally, it is concluded that anime has become a pillar of Japanese television and modern culture, especially after its worldwide popularization through streaming platforms, contributing to the economic expansion not only of Japan, but of other countries that sell products focused on these cartoons.
Palavras-chave: Publicidade
Marketing
Produtos licenciados - anime
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: MARTINS, Bruna Oliveira. A influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados. 2023. 52 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1481
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PA influência e o impacto cultural das animações japonesas sobre o consumo de produtos licenciados_Martins_2024.pdfMonografia_Tecnologia em Produção Publicitária_IFAM-Campus Manaus Centro1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.