Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4062149157525849 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cabral Neto, João dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Christine Sant’Anna de | - |
dc.creator | Mendes, Isabella Marcela Teixeira Laborda | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9308401880027552 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T21:59:51Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05 | - |
dc.date.available | 2024-07-05T21:59:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Isabella Marcela Teixeira Laborda. Amazonglês: uma proposta para aprendizagem significativa de vocabulário em inglês no ensino fundamental. 2024. 102 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1470 | - |
dc.description.abstract | This research aims to evaluate a potentially significant teaching unit, called Amazonglês, designed to mediate the teaching-learning process of English vocabulary. The proposal was applied to elementary school students from a public school in the city of Manaus. The research has as its theoretical support the Theory of Meaningful Learning, based on authors such as Ausubel (2000) and Moreira (2012) and scholars such as Scaramucci (1995), Gattolin (2005) and Leffa (2000) regarding vocabulary learning. The methodological procedures involve qualitative, exploratory research and use of the case study method (Yin, 2015). Data collection was carried out with the aid of a questionnaire, participant observation and an observation grid, focusing on the analysis of two criteria: motivation and performance, the latter being used to evaluate the control and range of vocabulary learning. Data from assessments carried out in three stages were also included: pre-test to verify prior knowledge, post-test and late post-test (Zilles, 2001). Data analysis was carried out using the Content Analysis method, along the lines of Bardin (2016). The results showed that the proposal contributed significantly to learning vocabulary in English. As for the results, we highlight the potential of the Amazonglês proposal so that students can take ownership of their regionality and reflect on the importance of learning vocabulary for their school, personal and professional lives. Regarding potentially significant activities, we highlight mind maps. The use of mental maps contributed to the expansion of the repertoire presented in the UEPS, which was validated through the creations and quantity of new words present in the activity. In the control and range criteria, it was possible to observe a progression in learning, considering the little prior knowledge about specific vocabulary and the significant amount of vocabulary retained in memory (with post-test and late post-test). The educational product arising from this research is a teaching guide aimed at English teachers, with guidelines and possibilities for activities to be developed with a focus on teaching and learning vocabulary supported by the Meaningful Learning theory. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), denominada Amazonglês, elaborada para mediar o processo de ensino-aprendizagem de vocabulário de inglês. A proposta foi aplicada com estudantes do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Manaus. A pesquisa tem como aporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa, pautada em autores como Ausubel (2000) e Moreira (2012) e estudiosos como Scaramucci (1995), Gattolin (2005) e Leffa (2000) no tocante à aprendizagem do vocabulário. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, e uso do método de estudo de caso (Yin, 2015). A coleta de dados foi realizada com auxílio do questionário, observação participante e uma grelha de observação, com foco na análise de dois critérios: motivação e desempenho, sendo esse último utilizado para avaliar o domínio e a amplitude da aprendizagem do vocabulário. Também foram contemplados dados oriundos de avaliações realizadas em três etapas: pré-teste para averiguação do conhecimento prévio, pós-teste e pós-teste tardio (Zilles, 2001). A análise dos dados foi realizada por meio do método de Análise de Conteúdo, nos moldes de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que a proposta contribuiu significativamente no aprendizado de vocabulário em inglês. Quanto aos resultados, destacamos a potencialidade da proposta Amazonglês para que o estudante possa apropriar-se da sua regionalidade e refletir sobre a importância do aprendizado do vocabulário para sua vida escolar, pessoal e profissional. Em relação às atividades potencialmente significativas, destacamos os mapas mentais. O uso dos mapas mentais contribuiu para a expansão do repertório apresentado na UEPS, que foi validado por meio das criações e quantitativo de palavras novas presentes na atividade. Nos critérios domínio e amplitude, foi possível observar uma progressão na aprendizagem, considerando o pouco conhecimento prévio acerca do vocabulário específico e a quantidade significante de vocabulário retido na memória (com pós-teste e pós-teste tardio). Assim, o produto educacional oriundo desta pesquisa é um guia didático voltado para professores de inglês, com orientações e possibilidades de atividades a serem elaboradas com foco no ensino-aprendizagem de vocabulário amparadas na Teoria da Aprendizagem Significativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2024-07-05T21:59:51Z No. of bitstreams: 1 Amazonglês-uma proposta para aprendizagem significativa de vocabulário em inglês no ensino fundamental_Isabella Marcela Teixeira Laborda Meendes_2024.pdf: 6987681 bytes, checksum: aa130f5559faaec036e7c2789f07426d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-05T21:59:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amazonglês-uma proposta para aprendizagem significativa de vocabulário em inglês no ensino fundamental_Isabella Marcela Teixeira Laborda Meendes_2024.pdf: 6987681 bytes, checksum: aa130f5559faaec036e7c2789f07426d (MD5) Previous issue date: 2024-03-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Vocabulário | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Amazonglês: uma proposta para aprendizagem significativa de vocabulário em inglês no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amazonglês-uma proposta para aprendizagem significativa de vocabulário em inglês no ensino fundamental_Isabella Marcela Teixeira Laborda Meendes_2024.pdf | Dissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 6,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.