Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1451
Tipo: Dissertação
Título: Propriedades físico-químicas das águas do Igarapé do Quarenta subsidiando o ensino de química
Autor(es): Oliveira, Márcia Rebeca Silva de
Primeiro Orientador: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Edson Valente
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Lucilene da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Lages, Anderson da Silva
Resumo: O objetivo deste trabalho é trazer sugestões de atividades para sala de aula trabalhando conceitos e práticas relacionadas ao conteúdo de Equilíbrio Químico, parâmetros físico-químicos, através do Igarapé do Quarenta, na cidade de Manaus. A abordagem de um espaço da cidade vem para contextualizar a região, trazer proximidade com a realidade dos alunos e mostrar que é possível alcançar a interdisciplinaridade, bem como melhorar o processo de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas de ensino focadas na Amazônia. Desde modo, foi trabalhado o desenvolvimento de um guia didático fundamentado na metodologia sala de aula invertida, uma metodologia ativa de aprendizagem, com aporte de roteiros de aprendizagem para o ensino de Equilíbrio Químico nas escolas Públicas e Privadas de Manaus. O trabalho visa favorecer a compreensão dos conceitos estudados em sala de aula e a visualização deles com os alunos no centro do processo, de forma ativa, almejando uma melhoria no processo ensino-aprendizagem. A abordagem metodológica foi a pesquisa-ação, visto seu caráter participativo e sua capacidade de transformação do meio em que é aplicado, com uso de entrevistas e questionários como instrumento de coleta de dados para diagnóstico prévio e avaliação das aulas e dos roteiros de aprendizagem. O diagnóstico trouxe a reflexão sobre a melhoria do processo de ensino aprendizagem, com adoção de metodologias que favoreçam a compreensão dos alunos, análise que dialoga com o propósito da pesquisa de trabalhar metodologias ativas na sala de aula. Na aplicação do produto, realizado em escola da rede pública de ensino do Amazonas, verificou-se engajamento dos alunos no uso dos roteiros, com dedicação na execução das tarefas e resultados positivos nas avaliações aplicadas, bem como aprovação dos professores no uso da metodologia sala de aula invertida e no guia didático, que considerando-o uma contribuição para a elaboração de roteiros referente a outros conteúdos, trabalhando e adaptando de acordo com a realidade de cada escola, favorecendo a construção do pensamento crítico e conexão com o cotidiano dos alunos.
Abstract: The objective of this work is to bring suggestions of activities for the classroom, working on concepts and practices related to the content of Chemical Equilibrium, physical-chemical parameters, through Igarapé do Quarenta, in the city of Manaus. The approach of a city space comes to contextualize the region, bring proximity to the students' reality and show that it is possible to achieve interdisciplinarity, as well as to improve the teaching-learning process through active teaching methodologies focused on the Amazon. In this way, the development of a didactic guide based on the inverted classroom methodology, an active learning methodology, with the contribution of learning scripts for the teaching of Chemical Equilibrium in public and private schools in Manaus, was worked on. The work aims to favor the understanding of the concepts studied in the classroom and the visualization of them with the students in the center of the process, in an active way, aiming at an improvement in the teaching-learning process. The methodological approach was action-research, given its participatory character and its ability to transform the environment in which it is applied, using interviews and questionnaires as a data collection instrument for prior diagnosis and evaluation of classes and learning scripts. The diagnosis led to reflection on the improvement of the teaching-learning process, with the adoption of methodologies that favor students' understanding, an analysis that dialogues with the research purpose of working on active methodologies in the classroom. In the application of the product, carried out in a public school in Amazonas, there was engagement of the students in the use of the scripts, with dedication in the execution of the tasks and positive results in the applied evaluations, as well as approval of the teachers in the use of the classroom methodology flipped class and the didactic guide, considering it a contribution to the elaboration of scripts referring to other contents, working and adapting according to the reality of each school, favoring the construction of critical thinking and connection with the students' daily lives.
Palavras-chave: Ensino de Química
Água
Tecnologia
Igarapé do 40
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citação: OLIVEIRA, Márcia Rebeca Silva de. Propriedades físico-químicas das águas do Igarapé do Quarenta subsidiando o ensino de química. 2023. 90 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1451
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.