Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1450
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Posicionamento em mídias sociais: experimentos da produção de conteúdo na página virtual diário de um estudante de letras no Instagram
Autor(es): Reis Júnior, Evandro Oliveira
Primeiro Orientador: Lira, Wallace
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Wallace
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Éverton Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Salgado, Andre Wilson Archer Pinto
Resumo: Está pesquisa insere-se no âmbito da pesquisa em Comunicação e seu objetivo principal busca compreender parâmetros possíveis à produção de conteúdo na rede social Instagram, apresentando como exemplo a página virtual Diário de um Estudante de Letras (em atividade desde 2020) e suas estratégias midiáticas online. A proposta ainda ancora-se na pesquisa qualitativa, bibliográfica e autobiográfica. Os objetivos específicos consistiram em: (1) compreender parâmetros possíveis à produção de conteúdo na rede social Instagram para a captação de seguidores em uma comunidade virtual; (2) identificar fatores midiáticos específicos da página virtual, tomada como escopo de pesquisa, conferindo os recursos de criação, imagem, design (dentre outros aspectos), que são adotados; (3) Intervir e propor recursos midiáticos possíveis seguindo a experiência abordada: ideias, insights, apps e possibilidades acerca da produção de conteúdo em mídia social. Apreendemos que, a partir de modelos midiáticos, é possível estabelecer relações de identidades com os usuários/leitores de comunidades virtuais, na perspectiva do: Marketing de Conteúdo; Copywriting; e Storytelling, que também basearam a pesquisa.
Abstract: This research falls within the scope of Communication research and its main objective seeks to understand possible parameters for the production of content on the social network Instagram, presenting as an example the virtual page Diário de um Estudante de Letras (in activity since 2020) and their online media strategies. The proposal is still anchored in qualitative, bibliographic and autobiographical research. The specific objectives consisted of: (1) understanding possible parameters for producing content on the social network Instagram to attract followers in a virtual community; (2) identify specific media factors of the virtual page, taken as the research scope, checking the creation, image, design resources (among other aspects), which are adopted; (3) Intervene and propose possible media resources following the experience covered: ideas, insights, apps e possibilities about the production of content on social media. We learned that, based on media models, it is possible to establish identity relationships with users/readers of virtual communities, from the perspective of: Content Marketing; Copywriting; and Storytelling, which also based the research.
Palavras-chave: Publicidade
Mídias sociais
Planejamento e modelos midiáticos
Instagram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tecnologia em Produção Publicitária
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: REIS JÚNIOR. Evandro Oliveira. Posicionamento em mídias sociais: experimentos da produção de conteúdo na página virtual diário de um estudante de letras no Instagram. 2023. 76 p. Monografia (Tecnologia em Produção Publicitária) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1450
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Monografia_Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Posicionamento em mídias sociais: experimentos da produção de conteúdo na página virtual diário de um estudante de letras no Instagram_Reis Júnior_2023.pdfMonografia_Tecnologia em Produção Publicitária_IFAM-Campus Manaus Centro4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.