Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1449
Tipo: Outro
Título: Geogênio: explorando mapas com genialidade
Autor(es): Holanda, Marcos Farias de
Mendonça, Andréa Pereira
Resumo: Este produto educacional foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Seu principal objetivo é servir como um recurso no formato de guia didático-pedagógico, destinado a professores de Geografia, a fim auxiliá-lo no ensino da interpretação de mapas temáticos do Brasil, no contexto da disciplina de Geografia, considerando estudantes do 7º. ano do Ensino Fundamental II. O produto educacional resultou do planejamento e implementação de uma proposta de ensino-aprendizagem elaborada de acordo com os princípios do alinhamento construtivo, da utilização do modelo de sala de aula invertida, do suporte de roteiros de aprendizagem para estudo autônomo e do emprego de rubricas analíticas para avaliação. Para ensinar conteúdos relacionados aos mapas temáticos no Ensino Fundamental II, os professores de Geografia enfrentam desafios complexos. A falta ou déficit de alfabetização cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, combinada com a carência de recursos específicos para o ensino de conteúdos cartográficos, são alguns desses desafios. Essa situação provoca um impacto negativo na aprendizagem dos temas relacionados aos mapas temáticos nas séries finais do Ensino Fundamental. Esse cenário pode levar à perda de interesse dos alunos por esses conteúdos e, como resultado, à aversão aos temas geográficos. Com o intuito de mitigar essas dificuldades, desenvolvemos o Geogênio, com o objetivo de funcionar como um recurso poderoso para aprimorar as aulas de Geografia, contribuindo significativamente na superação dos desafios relacionados à interpretação de mapas temáticos. Somente este fator, já seria suficiente para tornar este produto excepcional. No entanto, sua singularidade vai além, pois as estratégias de ensino aplicadas no Geogênio apresentam-se como uma possibilidade para professores de diversas matérias em busca de alternativas de ensino envolventes e eficazes, visando melhorar o desempenho de seus alunos. Portanto, o Geogênio caracteriza-se como uma alternativa para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos mapas temáticos de maneira completamente interdisciplinar.
Abstract: This educational product was developed within the scope of the Graduate Program in Technological Teaching (PPGET) at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM). Its primary objective is to serve as a resource in the form of a didactic-pedagogical guide, intended for Geography teachers, to assist them in teaching the interpretation of thematic maps of Brazil in the context of the Geography discipline, considering 7th-grade students in the Lower Secondary Education. The educational product resulted from the planning and implementation of a teaching-learning proposal developed according to the principles of constructive alignment, the use of the flipped classroom model, the support of learning guides for autonomous study, and the use of analytical rubrics for assessment. Teaching content related to thematic maps in Lower Secondary Education poses complex challenges for Geography teachers. The lack or deficit of cartographic literacy in the initial grades of Lower Secondary Education, combined with the shortage of specific resources for teaching cartographic content, are some of these challenges. This situation has a negative impact on learning topics related to thematic maps in the final grades of Lower Secondary Education. This scenario can lead to a loss of interest among students in these contents and, as a result, an aversion to geographic themes. With the aim of mitigating these difficulties, we developed Geogênio, with the goal of functioning as a powerful resource to enhance Geography classes, contributing significantly to overcoming challenges related to the interpretation of thematic maps. This factor alone would be sufficient to make this product exceptional. However, its uniqueness goes beyond that, as the teaching strategies applied in Geogênio present themselves as a possibility for teachers of various subjects seeking engaging and effective teaching alternatives to improve their students' performance. Therefore, Geogênio is characterized as an alternative to enhance the teaching learning process of thematic maps in a completely interdisciplinary manner.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Mapas temáticos
Simbologia cartográfica
Alfabetização cartográfica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: HOLANDA, Marcos Farias de; MENDONÇA, Andréa Pereira. Geogênio: explorando mapas com genialidade. 2023. 47 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1449
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geogênio-explorando mapas com genialidade_Marcos Farias de Holanda_2023.pdfProduto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro27,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.