Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1446
Tipo: | Outro |
Título: | Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz? |
Título(s) alternativo(s): | School-Centered Teacher Professional Development Plan (PDPDCE): what is it and how do you do it? |
Autor(es): | Costa, Ildeneti de Jesus Alves Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
Resumo: | Este produto educacional é resultado de um processo de investigação realizado no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem como título: Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz? Este produto tem como objetivo geral: proporcionar vivências formativas que atuem no desenvolvimento profissional de professores. Foi desenvolvido e avaliado com quatro professores participantes da pesquisa, sete membros do grupo de pesquisa GEPROFET/PPGET/IFAM e por três professoras doutoras que compuseram a banca de defesa da dissertação. O produto está organizado em duas partes: a primeira, "Fundamentando o caminhar", apresenta os conceitos-chaves que embasam a proposta, a saber: formação de professores; Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola, e trabalho colaborativo; a segunda, "Encontros dialógicos como percurso formativo na construção do PDPDCE", que mostra a pesquisa-ação como possibilidade de construir caminhos ao DPDCE; fazemos o detalhamento do ciclo deste tipo de pesquisa e dispomos os doze roteiros formativos utilizados na vivência dos Encontros Dialógicos (contendo: carga horária, objetivos, recursos, avaliação e descrição das atividades realizadas). Os resultados da vivência dos Encontros Dialógicos (EDs) evidenciaram que a construção colaborativa do PDPDCE atua: 1) na saída do isolamento profissional docente; 2) a construção colaborativa do PDPDCE e a vivência reflexiva atuam na aprendizagem docente e na ressignificação da prática pedagógica, e 3) atua na valorização docente. |
Abstract: | This educational product is the result of a research process carried out as part of the Professional Master's Degree in Technological Education of the Graduate Program in Technological Education (PPGET) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Its title is: "School-centered Teacher Professional Development Plan (PDPDCE): what is it and how do you do it?". The general aim of this product is to provide formative experiences that act on the professional development of teachers. It was developed and evaluated with four teachers who took part in the research, seven members of the GEPROFET/PPGET/IFAM research group and three professors who made up the dissertation defense panel. The product is organized into two parts: the first, "Grounding the journey", presents the key concepts that underpin the proposal, namely: teacher training; School-Centered Professional Teacher Development and collaborative work; the second, "Dialogic Meetings as a formative path in the construction of the PDPDCE", which shows action research as a possibility for building paths to the DPDCE; we detail the cycle of this type of research and lay out the twelve formative scripts used in the experience of the Dialogic Meetings (containing: workload, objectives, resources, evaluation and description of the activities carried out). The results of the Dialogic Meetings showed that the collaborative construction of the PDPDCE acts: 1) to break out of the professional isolation of teachers; 2) the collaborative construction of the PDPDCE and the reflective experience acts on teacher learning and the re-signification of pedagogical practice; 3) it acts on teacher valorization. |
Palavras-chave: | Formação de professores Desenvolvimento profissional docente centrado na escola Trabalho colaborativo PDPDCE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | COSTA, Ildeneti de Jesus Alves; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE): o que é e como se faz?. 2023. 91 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1446 |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | MPET - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola_Ildeneti de Jesus Alves Costa_2023.pdf | Produto educacional_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.