Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1445
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento profissional docente centrado na escola: vivências de uma construção colaborativa em uma escola pública de Manaus |
Autor(es): | Costa, Ildeneti de Jesus Alves |
Primeiro Orientador: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
metadata.dc.contributor.referee2: | Anic, Cinara Calvi |
metadata.dc.contributor.referee3: | Bandeira, Salete Maria Chalub |
Resumo: | Esta pesquisa, que teve como foco a formação de professores, foi realizada em uma escola pública estadual de nível médio, localizada na zona norte de Manaus. Teve como objetivo geral compreender em que aspectos a construção colaborativa de um plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na escola pode atuar no desenvolvimento profissional de professores, e como objetivos específicos, tem-se: a) articular os conceitos de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola e trabalho colaborativo; b) construir colaborativamente com professores um Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (PDPDCE); c) analisar a vivência da construção colaborativa do PDPDCE no desenvolvimento profissional dos professores; d) sistematizar o Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola, atendendo às especificidades do produto educacional da pesquisa. A estratégia metodológica para o desenvolvimento da pesquisa foi a pesquisa ação, a partir de Tripp (2005), Kincheloe (1997) e Thiollent (2011), e ocorreu em cinco fases: diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação e divulgação. Os participantes foram 96 docentes, organizados em dois grupos: GA (todos os docentes) e GB (quatro professores representantes do grupo de todos os docentes – denominado de grupo colaborativo). A vivência no grupo colaborativo possibilitou que sistematizássemos o produto educacional, intitulado: “Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola: o que é e como se faz?”. Para a produção dos dados da pesquisa, utilizamos as seguintes técnicas: Encontros Dialógicos (EDs) e observação participante, e os seguintes instrumentos: questionário, diário de campo e gravação em áudio e vídeo. A análise dos dados, feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com base em Moraes e Galiazzi (2006), evidenciou que a construção colaborativa do PDPDCE atua: 1) na saída do isolamento profissional docente; 2) na aprendizagem docente e na ressignificação da prática pedagógica, e 3) na valorização docente. Os três aspectos evidenciados pela análise indicaram que a construção colaborativa do PDPDCE contribui, no âmbito escolar, para a construção de uma comunidade de prática formativa. Toda a análise realizada incidiu na sistematização do Produto Educacional (PE), intitulado: “Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola: o que é e como se faz?”, que objetiva proporcionar vivências formativas que atuem no desenvolvimento profissional docente de professores da Educação Básica. |
Abstract: | This research, which focused on teacher training, was conducted in a public high school, located in the north zone of Manaus. It had as general objective to understand in which aspects the collaborative construction of a plan of Teacher Professional Development Centered in the School can act in the professional development of teachers, and as specific objectives a) articulate the concepts of School-Centered Teacher Professional Development and collaborative work; b) build collaboratively with teachers a School-Centered Teacher Professional Development Plan (PDPDCE); c) analyze the experience of the collaborative construction of the PDPDCE in the professional development of teachers; d) systematize the School-Centered Teacher Professional Development Plan, taking into account the specificities of the educational product of the research. The methodological strategy for the development of the research was action research, from Tripp (2005), Kincheloe (1997) and Thiollent (2011), and occurred in (5) five phases: diagnosis, planning, implementation, evaluation and dissemination. The participants were 96 teachers, organized into two groups: GA (all teachers) and GB (4 teachers Representatives of the group of all teachers - called collaborative group). The experience in the collaborative group allowed us to systematize the educational product, entitled: "School-Centered Teacher Professional Development Plan: what is it and how does?". To produce research data, we used the following techniques: Dialogic Meetings (EDs) and participant observation, and the following instruments: questionnaire, field diary and audio and video recording. The data analysis was made through the Discursive Textual Analysis ATD), based on Moraes and Galiazzi (2006). The research results showed that the collaborative construction of PDPDCE acts: 1) in the output of professional teacher isolation; 2) the collaborative construction of the PDPDCE and the reflective experience acts in teacher learning and in the resignification of pedagogical practice; 3) acts in teacher appreciation. From the analysis of the three aspects pointed out by the analyzes, we understand that the collaborative construction of the PDPDCE contributes, in the school context, to the construction of a community of formative practice. All the analysis carried out helped us to systematize the Educational Product (EP), according to its specificities and the CAPES guidelines. The EP, entitled: "School-centered Teacher Professional Development Plan: what it is and how it is done?”, aims to: provide formative experiences that act on the professional development of primary school teachers. |
Palavras-chave: | Formação de professores Desenvolvimento profissional docente centrado na escola Trabalho colaborativo PDPDCE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | COSTA, Ildeneti de Jesus Alves. Desenvolvimento profissional docente centrado na escola: vivências de uma construção colaborativa em uma escola pública de Manaus. 2023. 206 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1445 |
Data do documento: | 18-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | MPET-Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento profissional docente centrado na escola-vivências de uma construção colaborativa_Ildeneti de Jesus Alves Costa_2023.pdf | Dissertação_PPGET_IFAM Campus Manaus Centro | 4,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.