Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1435
Tipo: Outro
Título: Guia de estudo: como combater a evasão escolar?
Título(s) alternativo(s): Study guide: how combat of school dropout
Autor(es): Silva, Romilson Alves da
Anic, Cinara Calvi
Resumo: A educação brasileira vivencia há muito tempo o problema da evasão escolar. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, em um estudo realizado para esta instituição em 2022, verificou-se que dois milhões de indivíduos entre 11 e 19 anos deixaram a escola e ainda não haviam terminado a educação básica (UNICEF, 2022). Vários são os motivos que levaram esses alunos a evadir, como falta de identificação com o curso, problemas familiares, dentre outros. Uma das dificuldades enfrentadas para minimizar essa problemática é a falta de consenso sobre o conceito de evasão, o que desafia a elaboração de políticas públicas efetivas direcionadas a essa questão. O Guia aqui apresentado nasceu de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola pública de Itaituba-PA com gestores, professores e estudantes evadidos do curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico. A pesquisa mostrou que não há ações efetivas por parte das esferas governamentais para o enfrentamento da evasão, ainda que haja algumas iniciativas pontuais. Diante desse contexto, elaboramos este Guia de Estudo para orientar gestores escolares, pedagogos e professores para projetos que contribuam para minimizar a evasão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Destacam-se as ações relativas à gestão escolar, alternativas para ampliar as parcerias entre a escola e outras instituições, como Secretarias de Educação e empresas privadas, além de sugestões aos professores no que se refere ao trabalho docente, o acolhimento aos alunos e a própria articulação Família-escola. Desejamos que este Guia possa contribuir efetivamente para que a comunidade escolar como um todo, possa fortalecer o vínculo com as famílias e os próprios estudantes para que, juntos, possam vislumbrar possibilidades para manter os alunos na escola, sobretudo no contexto da educação profissional técnica de nível médio.
Abstract: Brazilian education has been experiencing the problem of school dropout for a long time. According to the United Nations Children’s Fund, in a study carried out for this institution in 2022, it was found that two million individuals between the ages of 11 and 19 left school and had not yet completed basic education (UNICEF, 2022). There are several reasons that led these students to drop out, such as lack of identification with the course, family problems, among others. One of the difficulties faced in minimizing this problem is the lack of consensus on the concept of evasion, which challenges the development of effective public policies aimed at this issue. The Guide presented here was born from a master’s degree research carried out in a public school in Itaituba-PA with managers, teachers and students who dropped out of Integrated to Technical High School course. The research showed that there are no effective actions on the art of government spheres to combat evasion, although there are some specific initiatives. Given this context, we created this Study Guide to guide school managers, pedagogues and teachers towards actions that contribute to minimizing dropouts in Secondary Technical Professional Education. Highlighted are actions related to school management, alternatives to expand partnerships between the school and other institutions, such as Education Departments and private companies, as well as suggestions for teachers regarding teaching work, welcoming students and the school itself. school-family articulation. We hope that this Guide can effectively contribute so that the school community as a whole can strengthen the bond with families and students themselves so that, together, they can envision possibilities to keep students in school, especially in the context of technical professional education. middle level.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Evasão escolar
Educação Profissional Técnica de Nível Médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: SILVA, Romilson Alves da; ANIC, Cinara Calvi. Guia de estudo: como combater a evasão escolar? 2023. 74 p. Produto educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1435
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia de estudo-como combater a evasão escolar_Romilson Alves da Silva_2023.pdfProduto educacional_ProfEPT_IFAM Campus Manaus Centro117,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.